sábado, 18 de maio de 2013

BPCHOQUE DIVULGA FOTO DE PM FERIDO DURANTE #REVOLTADOBUSAO EM NATAL


Segundo relatório, PM teve braço lesionado por pedra arremessada por manifestantes
(Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)

Imagens são parte de relatório elaborado pelo Batalhão de Choque da PM.
Confronto entre policiais e manifestantes aconteceu na última quarta (15).

Do G1 RN


O comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Danclaiton Pereira, divulgou nesta sexta-feira (17), com exclusividade ao G1, foto de um soldado supostamente lesionado por pedradas durante o protesto #Revoltadobusão - movimento organizado nas redes sociais que ganhou as ruas da cidade na noite da quarta-feira passada ao longo da BR-101, em Natal.

Na ocasião, centenas de pessoas interditaram parte da BR-101 em protesto contra o aumento da passagem de ônibus de R$ 2,20 para R$ 2,40 na capital potiguar. O novo valor começa a valer neste sábado. Em alguns momentos houve confusão e confronto. Policiais rodoviários federais e militares usaram gás lacrimogênio, balas de borracha, bombas de efeito moral e spray de pimenta.


As fotos enviadas pela Polícia Militar fazem parte de um relatório operacional encaminhado pelo BPChoque ao comando geral da PM com o objetivo de justificar o emprego da força durante a manifestação. No relatório, também aparece o escudo de um policial danificado, segundo o documento, por um paralelepípedo que também teria sido arremessado por manifestantes.

Ralatório também mostra escudo de um policial danificado durante o protesto (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
"Como os policiais estão muito equipados, não chegam a ser atingidos. Devido a proteção do equipamento, não houve mais policiais feridos", comentou o coronel Danclaiton ao falar sobre a foto do policial ferido no braço.
Ainda na quinta-feira, logo após o confronto entre a PM e os manifestantes, o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da corporação, declarou que “os manifestantes têm direito de se manifestar de forma pacífica, mas a partir do momento em que há desordem pública e descumprimento de medida judicial, a polícia vai agir para manter a ordem".
Ainda de acordo com o coronel, sete manifestantes foram detidos e conduzidos à Delegacia de Plantão da Zona Sul, e três policiais militares ficaram feridos com pedradas na cabeça e nas pernas, além de depredação de equipamentos da Polícia Militar.

Araújo reforçou também que os manifestantes interditaram a via impedindo o direito de ir e vir da população, inclusive descumprindo medida judicial que proibiu a interdição da BR-101.


O inspetor Roberto Palhano, da PRF, disse que um agente fraturou o braço após uma queda no meio da confusão.


Nenhum comentário: