sábado, 8 de junho de 2013

HENRIQUE ASSUME PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NESTE SÁBADO E MARCA AGENDA COM ROSALBA

José Paiva/ Da redação
O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), no cargo de presidente da Câmara dos Deputados, assume hoje a presidência da República interinamente, devido viagem da presidenta Dilma Rousseff a Portugal. Como o vice-presidente Michel Temer cumprirá agenda em Israel, Henrique, terceiro na linha de sucessão fica com a incumbência de tocar o País.
Embora o potiguar só ocupe o cargo máximo do Brasil por 60 horas, de hoje até terça-feira, 11, e seja uma passagem meramente protocolar, o acontecimento já entra para a história do Rio Grande do Norte, mas principalmente de sua carreira. É que Henrique é o segundo norte-rio-grandense a assumir a presidência em 59 anos.
O primeiro foi o jornalista e advogado Café Filho, que ficou no poder de agosto de 1954 a setembro de 1955, quando foi deposto. Café era deputado federal e foi indicado vice-presidente da República com Getúlio Vargas. Com o suicídio do presidente, ele assumiu o cargo.
Para assumir a função, Henrique Alves teve de desistir de uma viagem que faria à Rússia também neste final de semana. As informações dão conta que a decisão foi tomada em uma manobra para evitar que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ficasse no lugar de Dilma, já que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também estará na Europa.
Henrique Alves viajou ontem para Brasília. Sua assessoria não soube dar detalhes da cerimônia de posse. Sobre a oportunidade de ser presidente, Henrique diz que sabe ser apenas um protocolo, mas não escondeu a ansiedade. “Estou apenas cumprindo um protocolo, um compromisso administrativo. Contudo não posso esconder a alegria e a satisfação de ser o presidente da República”, disse.
Rosalba deve sentar-se com presidênte em exercídio até segunda
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) embarcou para Brasília com uma missão especial: participar da posse do deputado conterrâneo Henrique Alves (PMDB) na Presidência da República que deve acontecer até as 14h. A assessoria do deputado ainda não tem os horários definidos de suas atividades, mas avisou que ele deve almoçar com a governadora neste domingo, 9, e voltar a se encontrar com ela na segunda-feira, 10.
FONTE: JORNAL DE FATO


Nenhum comentário: