domingo, 22 de setembro de 2013

30 BALEIAS ENCALHAM E 5 MORREM NA PRAIA DE UPANEMA, LITORAL DE AREIA BRANCA/RN

Foto: Carlos Junior

Cezar Alves, com informações de Carlos Junior
Os moradores da praia de Upenema, na costa do município de Areia Branca, distante 40 km de Mossoro, tiveram um susto na manhã deste domingo, 22, com a quantidade de baleias encalhadas nos bancos de areia. Eram cerca de 30. Pelo menos 5 morreram.
As baleias são da espécie piloto (Globicephala macrorhynchus), que não ficam tão grandes como é o caso das espécies Jubarte e Cacholote que em média tem 10 a 15 metros e pesam de 20 a 30 toneladas, por exemplo. São mamíferos de 3 a 6 metros.
As baleias encalhadas teriam sido vistas inicialmente por um guarda noturno, por volta das 4h da manhã, perto do Farol. Quando amanheceu, os moradores percebeam que a quantidade de baleias era grande e pediram ajuda a Polícia Militar da cidade.
Foram acionados também o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Capitania dos Portos, a Polícia Ambiental de Mossoró e o Grupo de Estudos Ambiental Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Este grupo tem a frente a professora/doutora Bernardete Fragoso. Os especialistas, com ajuda de uma grande quantidade de voluntários e uma pequena embarcação conseguiram guiar para o alto mar pelo 25 baleias. Cinco não resistiram e faleceram.
Os mamíferos marinhos que não resistiram serão removidos para estudos no Centro de Estudos Cetáceos da Costa Branca, segundo informa em seu site o blogueiro Carlos Junior, de Areia Branca.
Os especialistas disseram que não é possível determinar a princípio o que teria ocasionado o encalhe coletivo de baleias pilotos no litoral de Areia Branca.
Entretanto, o litoral do Rio Grande do Norte sempre acontece de baleias encalharem em função de serem praias rasas e funcionarem como armadilhas para os mamíferos marinhos quando a maré baixa. O litoral de Areia Branca é dos principais pontos de encalhe no RN.
No Brasil, é comum nos meses de agosto, setembro e outubro acontecerem encalhes.
Veja também.
No dia 20 de outubro de 2011, uma baleia da espécie jubarte, medindo dez metros e pesando cerca de 20 toneladas encalhou no mesmo local, precisando de 3 dias de trabalho para os ambientalistas, usando rebocadores, conseguirem resgata-la para o alto mar.
Fonte: Jornal de Fato


Nenhum comentário: