quarta-feira, 11 de setembro de 2013

DELEGADOS DE POLÍCIA VOLTAM AO TRABALHO HOJE

Cláudia explica que estado de greve permanece e dia 8 de outubro Adepol se reúne com secretário

Os delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte decidiram voltar às atividades a partir desta quarta-feira. Essa foi a decisão da categoria durante assembleia realizada na noite de ontem na sede da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol). Apesar do fim da paralisação das atividades, os profissionais vão continuar mobilizados para fazer com que o Governo do Estado convoque os  concursados aprovados no último concurso e diminua o acúmulo de funções pelos delegados no interior do Estado. Segundo a associação, o déficit no Estado é de 70% no número de delegados necessários. “Hoje temos delegados com  sobrecarga de trabalho muito grande, respondendo por várias delegacias. Isso não é bom nem para o delegado, nem para a sociedade”, disse Ana Cláudia Saraiva Gomes, presidente da Adepol.
Uma nova rodada de negociações com o Governo está marcada para o dia 8 de outubro. Os profissionais estavam em greve desde o dia 22 de agosto. Antes disso, a categoria já havia feito três paralisações de advertência, nos dias 8, 13 e 15 de agosto, e estava no que chamava de “estado de greve”. Durante a paralisação, apenas as delegacias de plantão da Zona Norte e da Zona Sul funcionavam. 

Além da convocação de concursados e de melhorias de trabalho no interior, os delegados também pediam o cumprimento das determinações judiciais no que se refere a retirada de presos nas delegacias do interior e a desobrigação dos delegados em  fazer a custódia, salvo  prazo necessário para lavradora do flagrante delito. Os profissionais também cobravam a criação da Divisão de Homicídios, que implica na convocação de 80 policiais civis para o qual existe, segundo os delegados, verba disponível por meio do programa “Brasil Mais Seguro”. 

O Estado argumentava que não havia defasagem nos salários da Polícia Civil. Em julho de 2010, um delegado ganhava R$14.206,00; em julho/2013 passou a perceber R$18.651,00. O aumento representa 31,28%, enquanto a inflação do período ficou em apenas 19,95%.

No começo de setembro, os delegados se sentaram junto ao Governo para realizar negociações para encerrar a greve. Entretanto, a categoria decidiu em assembleia realizada no dia 4 de setembro por continuar a greve, mesmo que as negociações com o Estado tivessem avançado. A proposta do Governo foi a contratação escalonada de novos delegados, o retorno dos policiais cedidos e a reforma das delegacias, mas não foi oferecida o fim de acúmulos de funções dos profissionais no Estado, o que fez com que a categoria prosseguisse com a paralisação.

Por sua vez, o  Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol) se reuniria na tarde de ontem com o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Civil, Aldair da Rocha, para discutir os pontos da pauta mínima entregue na segunda-feira ao Governo do Estado. Entretanto, segundo Djair Oliveira, presidente do Sinpol, o secretário anunciou que estava viajando e que só poderia se reunir com a categoria na tarde de hoje.  

Ainda de acordo com Djair, os policiais civis continuarão em greve enquanto não houver negociações com o Governo. Entre os pontos da nova pauta entregue, estão a convocação de concursados, o envio do projeto de lei do Estatuto dos Servidores do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep/RN) e a retirada de presos das delegacias.
Fonte: Tribuna do Norte



Nenhum comentário: