segunda-feira, 23 de setembro de 2013

GOVERNADORA APOIA AMPLIAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA E ASSEGURA EMENDA PARA A UERN

Por Aglair Abreu
A governadora Rosalba Ciarlini assumiu o compromisso com o futuro Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Pedro Fernandes, de trabalhar junto ao governo federal para a oferta de mais uma turma de Medicina na instituição. Rosalba afirmou que vai procurar os Ministros da Educação, Aloísio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha, em busca de parceria para melhorar a infraestrutura da Faculdade de Ciências da Saúde, da UERN.
Como a interiorização do curso de Medicina é uma das metas do governo federal para suprir a falta de médicos nos municípios brasileiros, a governadora disse acreditar que a UERN  receberá atenção especial. Assim, somado ao apoio do governo do Estado, a universidade poderá ofertar as 60 vagas previstas. "A UERN se enquadra perfeitamente nessa proposta de formação de médicos no interior, principalmente, por se tratar de uma universidade pública que tem conceito 5 no curso de Medicina", ressalta a Governadora.
Rosalba demonstrou interesse na proposta do reitor Pedro Fernandes em transformar o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em um Hospital/Ensino para os alunos dos cursos da área de saúde da instituição."Vamos buscar as condições para que o Hospital Tarcísio Maia seja sim, um Hospital/Ensino", afirmou.
Além do empenho para a ampliação das vagas de Medicina, Rosalba Ciarlini assegurou uma emenda  do governo ao Orçamento Geral da União (OGU) 2014. Será a segunda vez que isso ocorrerá. No OGU de 2013, a governadora também escolheu a UERN para ser contemplada com uma emenda de R$ 40 milhões, dentro da cota do governo do Estado.
O reitor Pedro Fernandes agradeceu o apoio da governadora, manifestando otimismo com  a perspectiva de ter seu início de gestão marcado pela ampliação de Medicina e melhoria em todos os cursos da instituição através dos recursos de emendas do OGU.
Além disso, há expectativa de outras verbas federais que podem vir para investimentos a partir do movimento das universidades estaduais brasileiras que também recebe o apoio da bancada do RN. "Estamos confiantes que a UERN alcançará esses objetivos porque a governadora e nossos parlamentares conduzirão essa luta, em Brasília. Essa manifestação venho recebendo de todos eles", exaltou.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: