quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ÁGUAS DA UNIÃO SÃO LICITADAS PARA DESENVOLVER AQUICULTURA NO RN

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou, no Diário Oficial da União do dia 9 de outubro, edital para licitar área aquícola no Rio Grande do Norte. Mais de 100 hectares de águas da União são ofertados para a criação de peixe da espécie Bijupirá na Barra do Cunhaú. Com esta medida, a produção aquícola no estado aumentará em 1,5 mil toneladas de pescado por ano.
O edital de licitação publicado hoje também abrange Pernambuco e Alagoas, no nordeste; além do Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A maior produção de pescado estimada para os três estados nordestinos é a do Rio Grande do Norte. A estimativa do governo federal é que mais de 500 empregos sejam criados na região da Barra do Cunhaú, área aquícola definida como onerosa (para fins comerciais/empresariais). 
“Facilitar o acesso a águas é uma prioridade do governo. A produção aquícola outorga movimenta a economia, aumenta o número de empregos, gera renda para pescadores e aquicultores”, afirmou o ministério da pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella.
O superintendente do Ministério da Pesca no Rio Grande do Norte, Abraão Lincoln, destacou a atenção que o governo Federal tem destinado ao estado. “Estamos ampliando a oferta de pescado não só na sua qualidade, mas tamb´me na sua quantidade” afirma Abraão.
O edital publicado pode ser acessado pelo site do MPA: www.mpa.gov.br (Licitações/Convênios).  O documento detalha os critérios para a participação no processo licitatório. O vencedor da concorrência pública (de acordo com a Lei 8.666/93) tem prazo de seis meses para iniciar o projeto de aquicultura. A cessão de uso das águas da União vigora por 20 anos, podendo ser prorrogada por igual período.


Com informações MPA Via Jornal de Fato

Nenhum comentário: