sexta-feira, 22 de novembro de 2013

INFRAMÉRICA ANUNCIA DATA DE INAUGURAÇÃO DO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE


A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta sexta-feira, 22, diretores e presidente do Consórcio Inframérica e na ocasião informaram que no dia 3 de abril de 2014 o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (imagens) entra em funcionamento.
Via Twitter, a governadora Rosalba Ciarlini disse que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante “é uma alegria para o governo pelo esforço que fizemos para garantir que o RN seja a melhor porta de entrada aérea do Brasil”, escreveu a governadora.
A governadora acrescentou que o Governo do Estado está trabalhando para atrair mais voos para o Rio Grande do Norte. “Estamos estudando formas de atrair mais vôos para que o RN seja o ponto de chegada de todos os destinos por sua posição estratégica”.
Andamento das obras
No dia 6 de novembro deste ano, a imprensa potiguar teve a oportunidade hoje (06) de conhecer de perto as obras dos acessos do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. A convite da governadora Rosalba Ciarlini, o grupo conferiu o andamento dos serviços de uma das principais obras de responsabilidade do Governo do Estado para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Orçada em R$ 73 milhões, a obra prevê a construção de 33,7 quilômetros de estrada duplicada, ligando o aeroporto à BR-406 pelo acesso Norte e às BRs 304 e 226 pelo acesso Sul.

Segundo o secretário Especial para a Copa (Secopa), Demétrio Torres, as obras do acesso Norte estão com 15% de conclusão, em que já foram feitos os serviços de abertura e terraplanagem. "É bom lembrar que a construção do acesso Sul não constava originalmente na matriz de responsabilidades do Governo do Estado, mas foi uma determinação da Governadora Rosalba Ciarlini para melhorar o trânsito entre São Gonçalo do Amarante e Macaíba, além de desenvolver economicamente a região". Este segundo acesso está sendo construído paralelamente e está com 5% de conclusão. O prazo estipulado pelo Governo para a finalização e entrega das obras é maio de 2014.

Após a visita o grupo foi levado ao canteiro de obras responsável pela montagem e construção das peças que serão utilizadas na edificação dos viadutos e pontes, previstos nos 2 projetos de mobilidade e que integram o Anel Viário Metropolitano.

O complexo viário também dará acesso à BR-101, Aeroporto Internacional Augusto Severo e ao estádio Arena das Dunas.

Para a Chefe do Executivo Potiguar, a concretização dos acessos demonstram o empenho e a seriedade do Governo do Estado. "Nós nos comprometemos e estamos bem perto se cumprir nossa promessa. E fomos além das nossas responsabilidades, pensamos no desenvolvimento do Estado e na grande movimentação de caminhões e automóveis para o escoamento de cargas, daí a necessidade desse segundo acesso, o acesso sul", pontuou .

O projeto foi desenvolvido para facilitar a circulação de passageiros e cargas com fluidez e segurança, abrangendo o fluxo previsto na operação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, que será de 6,2 milhões de passageiros por ano.

Ainda durante a visita, os jornalistas puderam conhecer a obra do Aeroporto de São Gonçalo, que já está com 62% concluída. O grupo acompanhou a apresentação feita por um dos diretores do Consórcio Inframérica, detalhando o andamento do projeto e as frentes de trabalho que estão em desenvolvimento. Segundo Antônio Pimentel, o Aeroporto de SGA terá 45 balcões de check-in, 10 quiosques de autoatendimento para o embarque de passageiros, 8 escadas rolante e 22 elevadores, capacidade para 8 aeronaves do tipo A320 (classe D,E) e 2 do tipo A380 - uma das maiores aeronaves da atualidade - com capacidade para 800 passageiros por voo.

Ainda segundo o diretor do Consórcio, o Terminal de Cargas terá 4 mil m2 e capacidade para 10 mil toneladas/ ano. A previsão é que em abril de 2014 o novo aeroporto já esteja em operação.

Em conversa com a imprensa, Rosalba Ciarlini destacou a grandiosidade da obra e o salto de desenvolvimento que será dado com o início dos voos. "Este é um empreendimento que tem tudo para alavancar o nosso Estado. Não se trata de mais um aeroporto, o diferencial deste é seu setor de cargas. O Rio Grande do Norte terá um dos maiores aeroportos de cargas da América Latina que está sendo pensado e desejado há quase 15 anos e agora ele se torna real, totalmente estruturado e com uma infraestrutura para atender a população ate o ano de 2024. Isso também significa desenvolvimento e progresso para o nosso Estado", concluiu.
Fonte: jornal de Fato


Nenhum comentário: