quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

DEZ POSTOS DE COMBUSTÍVEIS SÃO NOTIFICADOS PELO PROCON ESTADUAL

Parte superior do formulário

Postos terão que apresentar planilha com justificativa em 48 horas
O Procon Estadual realizou, na manhã de ontem, fiscalização nos postos de gasolina de Mossoró. O motivo da investigação foi encontrar possíveis abusos de preços em relação ao índice do último reajuste. No total, 10 postos de combustíveis foram notificados pelo órgão por estarem comercializando a gasolina com preços considerados abusivos.

A inspeção realizada ontem foi dividida em duas linhas: Auto de constatação e auto de notificação. A primeira linha investigou se os postos repassaram ao consumidor um aumento maior que 2,5% em relação ao reajuste da gasolina aprovado na última sexta-feira e que passou a vigorar no domingo. De acordo com Ney Lopes, os postos em Mossoró não apresentaram aumento superior ao permitido, mesmo assim ele afirma que a cidade tem o combustível mais caro do Estado. "Pela localização geográfica, não era pra ser assim em Mossoró. A cidade fica mais perto das refinarias", declara.

Segundo ele, o aumento de 4% para gasolina e 8% para óleo diesel aprovado na semana passada não deve ser repassado para a bomba e consequentemente ao consumidor final. O valor deve atingir principalmente o setor de logística, as transportadoras de petróleo.

"Como não houve aumento de frete, nem de salário do motorista, o valor deve ser distribuído em toda a cadeira produtiva. Se o posto passou a vender de sexta para sábado já com o aumento, isso constitui crime contra a economia nacional. E mesmo quem aumentou no domingo foi com estoque que já tinha sido comprado anteriormente", explica Ney Lopes.

A segunda linha da investigação será para analisar o preço da gasolina em Mossoró. Todos os postos fiscalizados terão até 48h para enviar ao Procon Estadual um documento mostrando a composição do preço do litro da gasolina. "Se o posto cobra R$ 3,07 pelo litro, ele terá que descrever o porquê do valor cobrado. Caso não apresente o documento, o estabelecimento será interditado", frisa. "É pouco provável que eles [os donos de postos] consigam justificar esse preço. Nós vamos aguardar as planilhas para nos pronunciarmos oficialmente", complementa.

No entanto, ele ressalta que o índice de aumento na gasolina nos postos em Mossoró foi bem menor do que 2,5%, o total permitido. "O aumento ficou em 1,7%, 1,8%, não foi expressivo. Mas ainda não está resolvido. O Procon vai investigar porque o valor cobrado em Mossoró já é destoante de todo o resto do Estado", afirma.
O diretor do Procon cita que em Natal foram encontrados postos que aumentaram até 9% o valor da gasolina.

Com isso, a investigação sobre o preço da gasolina em Mossoró deve ser intensificada nos próximos dias com estudos e levantamentos com base nos documentos fornecidos pelos estabelecimentos. "Espero que os proprietários forneçam os dados espontaneamente", ressalta.
Fonte: Gazeta do Oeste


Nenhum comentário: