quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PREFEITOS DISCUTEM COM SEGURANÇAS E INVADEM SALÃO VERDE DA CÂMARA

Grupo tenta se reunir com presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB).
Prefeitos querem pressionar a Câmara a aumentar recursos do FPM.


Prefeitos invadem o salão verde da Câmara para pressionar deputados a aumentarem repasses para os municípios (Foto: Felipe Néri/G1)


Felipe Néri
Do G1, em Brasília
Dezenas de prefeitos de diversas regiões do país discutiram nesta terça-feira (10) com seguranças da Câmara dos Deputados ao serem barrados no Salão Verde – o principal da Casa. Irritados, eles romperam a barreira de policiais legislativos e acessaram o recinto.

Os prefeitos disseram ao G1 que viajaram a Brasília para tentar se reunir com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para reivindicar aumento de dois pontos percentuais na cota de tributos que formam o Fundo de Participação de Municípios (FPM). 
Ao ingressarem no Salão Verde, os prefeitos entoaram gritos de ordem para o presidente da Casa: “Receba o povo”, reinvindicavam os manifestantes.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a ida dos prefeitos ao Congresso é parte de uma mobilização contra a “dominação” dos municípios pela União e pelos estados, que, segundo ele, deixaram os prefeitos em situação “ingovernável”.

“Essa manifestação é um retrato da crise profunda dos municípios. [...] O Congresso está se omitindo em votar projetos nossos”, afirmou Ziulkoski.
O dirigente da CNM também destacou o atual endividamento dos municípios. Segundo ele, 17% deles estão com a folha de pagamento atrasada. “Tem que parar de votar direitos do cidadão sem dizer de onde sairão os recursos. Isso [manifestação] é um aviso para o Congresso. Ano que vem viremos aqui em número muito maior”, advertiu.

Após avançar em direção ao gabinete de Henrique Alves, o grupo de cerca de 200 prefeitos se dirigiu a um dos auditórios do Legislativo. A agenda oficial do presidente da Câmara não previa audiência com os prefeitos. Conforme Ziulkoski, o grupo pretende ir ao Senado e ao Palácio do Planalto na tarde desta terça.


Nenhum comentário: