quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ACUSADOS DE MATAR AGENTE PENITENCIÁRIO FEDERAL SÃO DENUNCIADOS PELO MPF

Ednilto Neves

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou quatro homens por participação no assassinato do agente penitenciário Lucas Barbosa, crime ocorrido no dia 17 de dezembro de 2012 em Mossoró-RN. O MPF pediu a condenação dos acusados por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e associação criminosa. A denúncia considera que o crime foi cometido por motivo fútil, de forma cruel e mediante meio que dificultou a defesa da vítima, logo após o terem identificado como agente do Presídio Federal de Mossoró.

As investigações apontaram que no dia do assassinato, por volta das 19h, o grupo estava realizando assaltos a casas no bairro do Alto de São Manoel, quando abordaram e dominaram a vítima no momento em que Lucas Barbosa se aproximava de sua casa. Ao identificar o agente penitenciário, os homens decidiram matá-lo.

De acordo com os detalhes da investigação, parte da quadrilha entrou no carro da vítima e seguiu em direção à Estrada da Raiz, enquanto o restante acompanhava o trajeto em outro veículo. Ao chegar ao destino, eles vestiram o uniforme de agente penitenciário na vítima e amarraram Lucas Barbosa. Os denunciados atiraram pelo menos 14 vezes com pelo menos três armas de calibres 38 e .40.
Segundo o inquérito policial, os quatro denunciados integram uma quadrilha ainda maior e respondem por diversos crimes, sendo "bandidos conhecidos na cidade de Mossoró". Logo após assassinarem o agente penitenciário, eles esconderam o cadáver no matagal e colocaram fogo no veículo da vítima.

Durante a ação, "Luizinho" colocou seu chip no celular de Lucas Barbosa e efetuou diversas ligações para os demais membros da quadrilha, como forma de se comunicar diretamente do carro do agente com o outro automóvel utilizado na fuga. "Nesse cenário, avulta que a intenção dos réus, após descobrirem que a vítima era um agente penitenciário federal, foi a de pôr fim à vida de Lucas Barbosa Costa, uma vez que este não fez um único disparo sequer e nem reagiu à suposta tentativa de assalto, enquanto os réus efetuaram mais de 14 tiros, todos eles certeiros e a maioria em regiões vitais, como tórax e cabeça", descreve a denúncia do MPF. A ação irá tramitar na 8ª Vara Federal, em Mossoró, sob o número: 0001882-81.2013.4.05.8401.

O CASO
O corpo do agente Lucas foi localizado em uma estrada carroçável, na manhã do dia 18 de dezembro de 2012, no trecho identificado como "Estrada da Raiz", às margens da RN 013, que liga à cidade de Tibau-RN. Um crediarista que passava pelo local viu o cadáver e acionou a Polícia Militar da guarnição de Tibau que passava pela rodovia no momento.
A Polícia Técnica identificou no corpo do agente penitenciário marcas de tiros de pistola calibre .40, cerca de 13 perfurações por todo corpo, incluindo a cabeça. O carro da vítima, um Kia Cerato de cor prata e placa NNR-5181 Mossoró-RN, foi incendiado a alguns metros de distância de onde o corpo foi encontrado. O corpo do agente também apresentava sinais de tortura, as mãos estavam amarradas com uma corda.

Fonte: Gazeta do Oeste

 


Nenhum comentário: