quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

CARNE CONSUMIDA EM CAMPO GRANDE VEM DE ABATE CLANDESTINO






Fotos: Cristiano Almeida
Fabiano Souza/Da Redação

O abate de animais para consumo humano na cidade de Campo Grande começa o ano de 2014 da mesma forma como já vem ocorrendo na última década.
A população que consome carne de bovinos, caprinos e suínos corre sério risco de contrair algum tipo de infecção, já que os animais são abatidos nas margens no rio Umari, sem as mínimas condições de higiene. A carne e as vísceras ficam expostas em lonas ou papelão e depois de lavadas com água do rio, que também recebe os dejetos, são transportadas para os mercados e mercearias em carroças ou carroceria de veículos.
Os moradores da cidade denunciam que desde o dia 10 de julho 2013, o site: campograndern.com.br, editado por Cristiano Almeida, tem denunciado o abate de animais de forma irregular com fotos, mas nenhuma providência foi tomada para coibir esse tipo de irregularidade. 
“Denunciei na minha página de uma rede social o abate irregular de animais na nossa cidade e os sérios riscos oferecidos à saúde dos campo-grandenses – não fui o primeiro, mas o problema parece estar longe de ser resolvido. No dia seguinte, a prefeitura municipal prometeu, através de seu site oficial, que as obras do Abatedouro Público seriam concluídas com recursos próprios em 60 dias, mas passados mais de 120 dias, não houve por parte da prefeitura nenhuma explicação para esse desrespeito”, destaca Cristiano.  
A equipe de reportagem do DEFATO.COM conseguiu manter contato com o prefeito de Campo Grande, Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo, o Bibi de Nenca. Ele disse que as obras estão sendo retomadas e que até o dia 5 de abril, data da emancipação política do município, o abatedouro deverá ser entregue. “Foi realizada uma fiscalização e o órgão fiscalizador exigiu alguns equipamentos. Como estamos realizando a obra com recursos próprios, iniciamos o processo de licitação para aquisição desses equipamentos e acreditamos que agora vamos entregar a obra dentro do prazo previsto”, disse o prefeito.  

Fonte:  Jornal de Fato

Nenhum comentário: