terça-feira, 28 de janeiro de 2014

FIERN APONTA QUE ATIVIDADE INDUSTRIAL REDUZIU EM DEZEMBRO

A Sondagem das indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, na avaliação da maioria dos empresários, a produção industrial potiguar caiu em dezembro.
Acompanhando a queda da produção, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) passou de 75% em novembro para 73% em dezembro.
Além disso, a UCI efetiva-usual revela que a atividade produtiva ficou abaixo do padrão usual para o mês, comportamento que vem se repetindo de forma contínua desde setembro de 2011. Em virtude do menor dinamismo da atividade industrial, o número de empregados também caiu.
Observa-se, ainda, que os estoques de produtos finais registraram aumento em relação a novembro, puxado pelo resultado das médias e grandes empresas, uma vez que as pequenas continuaram com estoques em queda. A situação do último grupo empresarial acabou influenciando para que os estoques efetivos continuassem abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria norte-rio-grandense.
Apesar destes resultados negativos, no mês de janeiro, as perspectivas para os próximos meses permanecem otimistas com relação à demanda, ao número de empregados, às compras de matérias-primas e à quantidade exportada dos produtos.
Quanto aos indicadores avaliados trimestralmente, os empresários demonstraram insatisfação com a margem de lucro operacional de suas empresas. Contudo, a situação financeira foi considerada satisfatória pelos executivos consultados, embora o acesso ao crédito tenha permanecido difícil e os preços médios das matérias-primas tenham aumentado no quarto trimestre de 2013.
O principal problema do trimestre, na opinião dos empresários potiguares, continuou sendo a elevada carga tributária, embora tenha sido registrada queda nas assinalações; seguida pela competição acirrada de mercado e pela falta de trabalhador qualificado.

Da Assessoria da Fiern

Nenhum comentário: