segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

CARNAVAL DESTE ANO CONTARÁ COM MAIS SEIS NOVAS BASES DESCENTRALIZADAS DO SAMU

Intensificação dos atendimentos ajudará a evitar acidentes nesse período -


Assessoria Sesap

Cerca de 140 profissionais do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), durante todo o carnaval e quinta-feira após a festa (05), estarão de prontidão em todas as bases de todas as regiões do Estado, dentre técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, motoristas, operadores de rádio, operadores de frota e telefonistas. Todas as 25 bases vão funcionar normalmente, mas o diferencial deste ano é que o Samu vai contar com mais seis bases descentralizadas, fruto de um projeto de regionalização que vem ocorrendo desde 2011. 

 As novas bases estão em Baraúna, Currais Novos, Parelhas, Macau, Caicó e Santa Cruz. Além disso, o Samu está colocando mais uma ambulância de suporte básico para reforçar o serviço em Apodi e outra em Macau e manterá toda a equipe de prontidão para um acionamento rápido, caso ocorram acidentes com múltiplas vítimas. O SAMU 192  RN manterá contato permanente com o Potiguar 01, helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Estado para os casos de necessidade de um deslocamento mais rápido do paciente.

 De acordo com a coordenadora do Samu, Cecília Picinin, permanece o atendimento intensificado no litoral do estado e nos municípios com mais tradição carnavalesca. Essa intensificação está relacionada ao número de acidentes nesse período do ano, quando aumenta a população flutuante e há uma elevação nos casos de emergência”, declarou.  Para diminuir o tempo resposta e atender melhor à população neste período, o Samu 192/RN acrescentou mais duas viaturas de suporte básico à sua frota, sendo uma para atuar na Praia de Búzios, litoral sul, e outra para a Praia de São Miguel do Gostoso, no litoral norte. “Os veículos extras possuem tração 4x4 e podem atender a ocorrências em dunas, beira mar e em outros lugares de difícil acesso.


 Desde o início da operação verão reforçamos o nosso efetivo com mais 15 condutores de veículos de urgência e 15 técnicos de enfermagem”, disse Cecília Picinin.    Ela ainda destaca que além deste reforço de veículos e efetivo, toda a frota que habitualmente presta assistência à população para os atendimentos de urgência e emergência será mantida, com exceção da Unidade de Suporte Básico (USB), que normalmente fica no Posto de Atendimento da Avenida Maria Lacerda e será remanejada para a comunidade de Pium, onde o fluxo de veículos aumenta. Ao todo, a Região Metropolitana contará com 19 ambulâncias (sendo 15 de suporte básico e 04 de suporte avançando, incluíndo uma para atendimento neonatal e pediátrico) e 02 motolâncias. As ambulâncias de suporte básico contam com um condutor e um técnico de enfermagem, para atender casos clínicos e de trauma de menor complexidade. As ambulâncias de suporte avançado possuem médico, enfermeiro e contam com equipamentos como um cardioversor, bomba de infusão, respirador mecânico, e outros aparelhos de reanimação e trauma.  

Nenhum comentário: