sábado, 22 de fevereiro de 2014

DETENTOS DE ALCAÇUZ PASSAM POR EXAMES DE TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada por uma bactéria ou bacilo, que afeta principalmente os pulmões. Porém, pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e membranas cerebrais. O contágio acontece principalmente pelas vias aéreas, quando alguém respira gotículas contaminadas que foram expelidas durante tosse ou espirro. Ambientes fechados, com aglomerado de pessoas, como unidades prisionais, são propícios para uma disseminação rápida da infecção.
Para evitar epidemias, é preciso estar sempre de olho para evitar que focos da doença se alastrem. Por isso, alguns internos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, puderam fazer nesta quinta-feira (20), o teste de escarro.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Nísia Floresta foi responsável por coletar a secreção. Os internos também puderam conversar com uma nutricionista e verificar o peso.
De acordo com o enfermeiro e coordenador de epidemiologia, Leonardo Alves, “Os internos que apresentam sintomas de tuberculose puderam fazer o exame. É importante cuidar e tratar de possíveis focos e evitar que a doença se espalhe”.
Quando confirmada a enfermidade, o indivíduo inicia o tratamento imediatamente. Irão receber os medicamentos e farão um tratamento de seis meses.
Ainda de acordo com Leonardo Alves a Secretaria de Saúde de Nísia Floresta fará uma campanha de vacinação na unidade.

Via: Sidney Silva

Nenhum comentário: