domingo, 23 de fevereiro de 2014

HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DO RN ABREM 1.971 VAGAS EM SELEÇÃO



Valdir Julião - Repórter

A série de três concursos públicos visando a contratação de 1.971 profissionais das áreas médica, assistencial e administrativa para os três hospitais universitário vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) encerra-se hoje, com a realização das provas, a partir das 8 horas,  para ingresso no quadro de pessoal da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), que oferece 492 vagas.

Porém, o maior número de profissionais a serem contratados (1.104) é para o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), cujo concurso foi realizado no domingo (16). Outras 375 vagas destinam-se para o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), na cidade de Santa Cruz, a 120 quilômetros de Natal, tendo o concurso sido feito no domingo (9).

Somente para a área médica, as  424 respondem por 21,5% dos cargos nos três hospitais, mas o superintendente do Huol, o médico Ricardo Lagreca, a maior demanda do Huol é por técnicos de enfermagem, num total de 447 ou 40,4% dos cargos daquela unidade, que também vai contratar 200 enfermeiros.
Nos dois outros hospitais a demanda por técnicos de enfermagem também é alta, são 116 vagas no Huab e 163 na MEJC, enquanto o número de vagas para enfermeiros são, respectivamente, 59 e 53.

No caso específico do Huol, Ricardo Lagreca afirmou que “havia um vazio muito grande de técnicos de enfermagem e enfermeiros, que terminava prejudicando a vida do hospital”, no sentido de avançar e imprimir o atendimento na UTI e nas atividades laboratoriais.

“Numericamente esses profissionais são a maior  categoria de qualquer hospital, tudo perpassa por ela, então é essencial que tenha esse componente muito bem servido do ponto de vista quantitativo e qualitativo, o que nós vamos ter agora a partir do concurso”.

Com isso, segundo Lagreca, o Huol que já vinha prestando um serviço de qualidade, “vai poder focar o atendimento no paciente, no usuário dos serviços de saúde”.

Segundo Lagreca, dentro de 30 dias deverão sair os resultados dos concursos, a sua homologação. “Creio que em abril ou maio estejamos com essas pessoas aqui, vamos receber por parte, num curto espaço de tempo, mas não de uma vez, senão o hospital não suporta”, destacou ele.

Ricardo Lagreca explicou que o Huol, por se tratar de um hospital terciário e quartenário, com a prestação de atendimento clínico, realização de cirurgias e transplantes complexos em todas áreas do corpo - “do cérebro à pele” - responde por 5% a 15% do atendimento dos usuários do SUS.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: