sábado, 15 de março de 2014

COORDENADORIA TRANSFERE 70 PRESOS APÓS MOTIM NA GRANDE NATAL

Os 70 presos amotinados foram contidos com
balas de borracha e (Foto: Anderson Barbosa/G1)



Detentos foram levados para a Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
Motim aconteceu no Centro de Detenção Provisória de Macaíba nesta sexta.


Do G1 RN

Os 70 presos que participaram de um motim na tarde desta sexta-feira (14) no Centro de Detenção de Macaíba, na Grande Natal, serão transferidos para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, também na região metropolitana. A informação foi confirmada pelo coordenador de Administração Penitenciária, major Castelo Branco. "Foram levados para um setor de segurança e ficarão lá até que a unidade de Macaíba seja reformada", explica. Durante o motim as sete celas do andar superior do CDP foram quebradas pelos detentos.

O centro de detenção custodia atualmente aproximadamente 100 detentos, segundo o coordenador de Administração Penitenciária. O major Castelo Branco explica que não há causa aparente para o motim. "Água, alimentação e as saídas para médico e audiências estão normais. Acreditamos que a revolta aconteceu porque a direção detectou que cinco ou seis presos estavam tentanto impor a posição deles na unidade", afirma.

O oficial de operações do 11º Batalhão da PM, tenente Pedro Azevedo, conta que o prédio foi cercado e nenhum detento conseguiu fugir. "Os presos tentaram escapar danificando grades das celas", conta. Com a PM do lado de fora, o major Castelo Branco acrescenta que o Grupo de Operações Especiais (GOE) e o Grupo de Escolta Penitenciária (GEP) entraram no CDP. Foram usadas balas de borracha e bombas de efeito moral na contenção do motim. "Nenhum preso precisou ser encaminhado para unidade médica", diz Castelo Branco.

A reforma do Centro de Detenção de Macaíba deve ser iniciada nesta segunda-feira (17), segundo informou a Coordenação de Administração Penitenciária (Coape).

Nenhum comentário: