sábado, 15 de março de 2014

GENERAL ASSUME E PROMETE IMEDIATA “CAÇA AOS BANDIDOS”

Rosalba: Vamos avançar nas ações da Segurança Pública


Roberto Lucena
Repórter

Com o discurso que ressalta a mudança e a imposição “dos rigores da lei” em cima dos bandidos, tomou posse, no início da tarde de ontem, o novo titular da secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). O general Eliéser Girão Monteiro Filho assumiu a pasta em cerimônia que reuniu a cúpula da segurança pública do Estado e governadora Rosalba Ciarlini no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo. “Aceitei o convite porque nunca fugi dos desafios que surgem em minha  vida”, disse o militar da reserva.
Eliéser Girão chega ao comando da pasta no momento em que o Rio Grande do Norte registra número assustadores com relação à segurança. Somente ano passado, foram 1.653 homicídios e, esse ano, já foram contabilizados 330 assassinatos, até o dia 13 de março. Para o secretário, esse é o principal “gargalo” que irá enfrentar. “Já conversei com os comandos das polícias e diretores do Itep. Verificamos essa problemática que é o principal gargalo”, colocou.

Após assinar o termo de posse, a governadora Rosalba Ciarlini discursou e  disse que confia no trabalho do novo secretário. “Eu tenho certeza que nós vamos avançar nas ações da Segurança Pública, não só para a Copa do Mundo, mas desde já”, pontuou. A gestora aproveitou a oportunidade para fazer um balanço de sua administração e, com discurso carregado no tom político, sugeriu uma comparação entre o governo dela e a gestão passada. “Vejam as áreas da Saúde e Educação. Avançamos bastantes. Comparem. Olhem para o passado e vejam o presente”, disse.

Com relação à segurança, Rosalba moderou no discurso e afirmou que a mudança na direção da Sesed era necessária. “Não conseguimos avanças em alguns setores e quando o time não vai bem, é preciso mudar o treinador. Foi isso que fizemos”, colocou.

Enquanto discursava, o novo secretário aproveitou para apresentar parte de sua equipe que também é composta por militares da reserva. O secretário adjunto, José Ricardo Godinho Rodrigues e o coordenador de Inteligência, Ulisses Danilo Silva Almeida, são egressos do Exército. Para a chefia de Gabinete, o secretário escolheu o também amigo Marcelino Pereira de Medeiros.

Questionado pela TRIBUNA DO NORTE sobre como ocorreu o convite para assumir a pasta, Monteiro rebateu as informações sobre a possível indicação de seu nome ter sido uma exigência do Governo Federal. “Trabalho há 40 anos com segurança. Em segurança, não há boatos, há fatos. Quanto a essa história de indicação do Ministério da Justiça, só posso responder com meu sorriso”, disse.

Currículo
O General Monteiro é natural de Fortaleza (CE) e é graduado em Ciências Militares da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras na turma de 1976. No ano seguinte, passou a servir como Aspirante a Oficial e Tenente no 16o BIMtz, em Natal, onde ficou até 1999.

Ele foi Adjunto e Chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e ocupou, entre 2002 e 2004, o cargo diplomático de Adido de Defesa do Exército junto à Embaixada do Brasil na República da Polônia.  Após passar para reserva, o General exerceu as funções de Secretário de Segurança Pública e da Justiça e Cidadania do Estado de Roraima.

Fonte: Tribuna do Norte



Nenhum comentário: