terça-feira, 25 de março de 2014

GOVERNADORA DETERMINA PERFURAÇÃO DE POÇOS EM CURRAIS NOVOS E ACARI


Em uma reunião realizada na noite desta segunda-feira (24), a Governadora Rosalba Ciarlini recebeu os prefeitos de Currais Novos, Vilton da Cunha, e Acari, Isaías Cabral, vereadores das cidades, representantes da CDL e auxiliares do Governo para apresentar as medidas emergenciais e definitivas para a regularização do abastecimento de águas nas cidades do Seridó. A reunião teve a presença do diretor presidente da Caern, Yuri Tasso, do diretor do IPEM, Carlson Gomes, da técnica da Semarh, Joana D´arc, do ex-prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes, e do deputado estadual Ezequiel Ferreira.

Na audiência, a Governadora determinou que, de forma emergencial, fossem perfurados poços em Currais Novos e Acari, e autorizado o levantamento de poços nas comunidades rurais para serem inclusos no projeto. Com isso, serão analisados locais para perfuração na comunidade Barra Verde e estudada a possibilidade de utilizar a bacia do Gargalheiras para perfurar mais unidades.

Além disso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) já tem a indicação de um aluvião (depósito formado por sistema fluvial) próximo a Currais Novos, na região conhecida como Acauan. Os poços instalados não serão tubulares para que seja dada a vazão suficiente para a população, e uma máquina perfuratriz será destinada para o processo.

Rosalba Ciarlini avaliou as medidas como positivas, mas declarou que os esforços para uma solução definitiva caminharão paralelos a emergencial. “Tivemos uma reunião muito boa com a sociedade civil organizada, vereadores, CDL, deputado, para unirmos forças e encontrar soluções que serão imediatamente iniciadas. A perfuração de poços, e estudo dos que serão abertos, será realizada paralela ao levantamento da uma solução definitiva, que envolverá a barragem de Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves, com partida de Florânia. Assim, poderemos atender não só Currais Novos e Acari, mas outras cidades do Seridó como Cruzeta e Caicó também. Isso será um esforço conjunto entre Semarh e Caern”, declarou.

O diretor presidente da Caern, Yuri Tasso comentou o apoio da companhia a Semarh neste momento emergencial: “ A Caern faz apenas a distribuição de água, mas nesse momento de crise nos entramos com a consulta e apoio técnico, que já foram determinados pela Governadora. Na nossa missão maior, que será a solução definitiva, trabalhamos para solucionar em pouco tempo a questão do abastecimento de água na região”, encerrou.


Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: