quinta-feira, 13 de março de 2014

OBRAS DA ADUTORA DE ENGATE RÁPIDO DE PAU DOS FERROS SOMAM 5KM EM OITO DIAS DE TRABALHO



Uma das obras emergenciais desenvolvidas pelo Governo do RN segue em estágio avançado de execução. A adutora de engate rápido entre Pau dos Ferros e Itaú, com 43 quilômetros de extensão, já avançou cinco quilômetros em apenas oito dias desde que foi iniciada. A Governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, visitaram o canteiro de obras que na próxima segunda-feira (17) deve abrir a quinta frente de trabalho.

A adutora será uma derivação do sistema Alto Oeste, na parte que tem captação na barragem de Santa Cruz, em Apodi. O ponto de derivação será às margens da BR-405, no trecho localizado em Itaú. A tubulação de 300 mm permitirá uma vazão de 43 litros de água por segundo. O prazo de entrega é maio de 2014 e estão sendo aplicados recursos da ordem de R$ 13.461.418,19 milhões do Ministério da Integração Nacional.

Ao todo, serão beneficiadas diretamente com a nova construção 26,6 mil habitantes da área urbana de Pau dos Ferros. Pelo fato de poder ser assentada na superfície sem a necessidade de escavação, a obra é desenvolvida mais rápida. Em alguns trechos, a tubulação terá de ser enterrada para permitir o fluxo de carros e de pedestres.
A Governadora Rosalba Ciarlini falou sobre a importância do novo sistema para Pau dos Ferros e para algumas comunidades rurais no entorno. “Tivemos que fazer algo para que Pau dos Ferros pudesse ter o abastecimento de água regularizado. Essa foi uma decisão que tínhamos tomado em 2011, assim que assumimos o Governo, mas apenas agora, com a situação de seca agravada, é que comprovaram que nosso projeto era eficaz. A obra está acelerada e quando finalizada vai dar um alívio, assim como será em Jucurutu, com uma adutora nos mesmos moldes. Agora, estamos levantando a possibilidade da adutora de engate rápido também para Currais Novos”, disse.

O titular da Semarh também destacou a obra para Pau dos Ferros e outros municípios da região Oeste do RN. “Pau dos Ferros é uma cidade-polo de 36 outras prefeituras. A interligação do subsistema Santa Cruz, que pertence ao sistema adutor do Alto Oeste, dará outra realidade para a região. Tudo isso foi possível por causa do empenho e comprometimento da Governadora Rosalba Ciarlini, e dos técnicos da Semarh, Caern, com participação da Sejuc na assinatura do termo de cooperação técnica”, encerrou.

Nenhum comentário: