segunda-feira, 17 de março de 2014

POLÍCIA PRENDE SUSPEITOS PELAS MORTES DE CROATA E SUECO EM PRAIA DO RN

Delegacia do Turista vai investigar morte de europeus no RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)


Corpos foram encontrados dia 8 dentro de uma casa na praia de Jenipabu.
Detalhes das prisões serão divulgados em entrevista coletiva nesta manhã.

 

Do G1 RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu na manhã desta segunda-feira (17) os principais suspeitos de participação na morte do croata Ante Stanic, de 57 anos, e do sueco Faik Mekic, de 78 anos. Os corpos foram encontrados no último dia 8 dentro de uma casa na praia de Jenipabu, no litoral Norte potiguar. A ação, segundo a própria polícia, foi batizada de operação Luxúria. Os detalhes, no entanto, só serão divulgados em entrevista coletiva a ser realizada ainda nesta manhã.
Quando encontrados, os corpos dos estrangeiros tinham mãos e pés amarrados e sacos plásticos nas cabeças. O croata também tinha um lençol envolto no pescoço e uma bola de meia na boca. Um carro alugado e pertences das vítimas foram roubados.
De acordo com o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), Ante Stanic e Faik Mekic morreram sufocados - possivelmente vítimas de asfixia. Os laudos, no entanto, ainda não foram concluídos. Material genético coletado sob as unhas dos europeus também está sendo analisado e pode confirmar se houve luta corporal. O resultado deve ajudar a identificar os agressores.
Os dois corpos continuam na sede do Itep, emNatal, que aguarda pelos familiares das vítimas para que providenciem as liberações para traslado e sepultamento em seus países de origem. As embaixadas da Croácia e Suécia já foram informadas oficialmente dos crimes.
'Muito torturados'

De acordo com o delegado Everaldo Lemos, que no dia do crime esteve no imóvel onde os corpos foram encontrados (a casa pertencia ao croata Ante Stanic), "os criminosos usaram de muita violência" e os estrangeiros "foram muito torturados".
O delegado também deu detalhes de como os corpos foram achados pelo caseiro: "amarraram os braços bem forte e os amordaçaram. Chegaram a usar dois sacos para sufocar os homens e ainda os espancaram para agilizar a asfixia. Sufocaram por falta de ar e pelo sangue que acumulou”.
Ainda segundo o delegado, vizinhos viram mulheres na casa com os europeus. "Eles estavam dando uma festa e, possivelmente, essas mulheres facilitaram a entrada de outras pessoas no local. É uma linha a ser seguida", explicou Lemos.

Situação legal

A Polícia Federal do Rio Grande do Norte confirmou ao G1 que os estrangeiros entraram no Brasil de forma legal. "Eles entraram no país pela cidade do Recife em 14 de janeiro passado, com vistos de turistas. Stanic tem várias passagens pelo Brasil, sempre como turista, e Mekic veio pela primeira vez no ano passado. Nunca houve qualquer queixa contra nenhum dos dois", informou a assessoria de imprensa da PF.

Destaque internacional

As mortes do croata e do sueco repercutiram na imprensa internacional. Pelo menos cinco sites da Croácia, além do Fox News Latino, deram destaque aos assassinatos.


Nenhum comentário: