segunda-feira, 24 de março de 2014

PREMIÊ DA MALÁSIA CONFIRMA QUE AVIÃO DESAPARECIDO CAIU NO OCEANO ÍNDICO

Boeing da Malaysia Airlines desapareceu dia 8 com 239 pessoas a bordo.
Premiê e empresa assumem que avião se perdeu e não há sobreviventes.

 

Do G1, em São Paulo
Aeronave australiana procura por destroços do avião da Malasyian Airlines (Foto: Richard Wainwright/Pool/Reuters

Parente de um passageiro do avião da Malaysian Airlines se desespera após ouvir anúncio que a aeronave caiu no mar (Foto: Jason Lee/Reuters)

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, confimou nesta segunda-feira (24) que o Boeing 777-200 que fazia o voo MH370 da Malaysia Airlines, que desapareceu dia 8 de março com 239 pessoas a bordo, caiu no Oceano Índico. A informação foi obtida com base na em uma nova análise de dados de satélite, que apontaram que a última localização do avião foi no sul do oceano. Segundo o premiê, não há sobreviventes.
“Baseado em novas análises, concluiu-se que a última posição do MH370 foi no meio do Oceano Índico. Esta é uma região remota, longe de qualquer possível local de pouso. Com muita tristeza eu devo informar que, de acordo com novos dados, o voo acabou no sul do Oceano Índico", afirmou Razak.
Razak não informou, entretanto, que os objetos avistados no mar nesta segunda por aviões chineses e australianos sejam os destroços do voo. Os objetos foram vistos em uma área a 2,5 mil km de Perth, na Austrália. As buscas ainda são realizadas na região
O premiê disse que já informou às famílias dos passageiros e tripulantes sobre a nova informação. Segundo ele, análises de imagens de satélite e novos dados mostram que a última posição do avião foi a oeste da cidade australiana de Perth.
"Lamentamos profundamente que temos que assumir sem nenhuma dúvida que o voo MH370 se perdeu e nenhuma das pessoas a bordo sobreviveu. Nós devemos agora aceitar todas as evidências que sugerem que o avião caiu no sul do Oceano Índico", acrescentou o premiê.
Segundo o jornal “The Guardian”, foram ouvidos gritos e muito choro na sala onde os parentes dos passageiros estavam reunidos em Pequim. Uma mulher desmaiou ao receber a confirmação da queda do avião.
A companhia aérea Malaysia Airlines enviou também uma mensagem às famílias dos passageiros que estavam a bordo anunciando que admite que todas as evidências sugerem que o avião caiu no Oceano Índico e que não há sobreviventes.

Buscas continuam
Uma aeronave australiana envolvida nas buscas pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines avistou dois novos objetos nesta segunda, informou o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott.

Abbott disse ao Parlamento da Austrália que um navio do país estava perto do local onde objetos, um deles circular e de cor verde acinzentada, e o segundo laranja e retangular, foram avistados. Ele disse esperar que os itens sejam recuperados em breve.
“A equipe a bordo de um Orion afirmou ter observado dois objetos, o primeiro redondo, cinza ou verde, e o segundo retangular e laranja”, afirmou o primeiro-ministro.
Os objetos foram avistados 2.500 km ao sudoeste de Perth, a grande cidade da costa oeste australiana. “O navio 'HMAS Success' está perto e é possível que recolha os objetos dentro de algumas horas, ou amanhã pela manhã no mais tardar”, afirmou o ministro malaio dos Transportes, Hishamuddin Hussein, em uma entrevista coletiva em Kuala Lumpur.
Mais cedo nesta segunda, um avião chinês envolvido nas buscas também avistou alguns "objetos suspeitos" no sul do Oceano Índico.
Segundo a agência Xinhua, a tripulação do avião chinês avistou dois objetos relativamente grandes, e muitos outros de menor tamanho de cor branca espalhados por um raio de vários quilômetros.
Os dois objetos grandes eram “brancos e quadrados”.

 

Nenhum comentário: