quarta-feira, 12 de março de 2014

SEJUC TRANSFERE 12 PRESOS MANTIDOS EM CORREDOR

Na DP de Macau, presos foram amarrados com cordas no corredor da unidade por falta de algemas

Os 12 presos que estavam sendo mantidos no corredor da delegacia de Macau foram encaminhados para unidades prisionais do estado na tarde desta terça-feira (11). A informação foi confirmada pelo major Castelo Branco, coordenador de Administração Penitenciária (Coape) do Rio Grande do Norte.

De acordo com ele, o ofício solicitando as vagas só foi entregue à Coape ontem e que, só então, ele pode fazer a distribuição dos presos. “Na segunda-feira eu recebi a solicitação verbal dos presos, porém só na terça-feira o ofício chegou e pude tomar as providências”, explicou. Castelo Branco informou que os presos foram encaminhados para presídios em Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó e Caraúbas. “A gente tem recebido os presos da Polícia Civil. Pedimos o ofício solicitando vaga, com os nomes dos presos, para saber onde colocá-los. Geralmente é preciso aguardar um ou dois dias para a vaga ser disponibilizada”, explicou.

A situação foi denunciada por representantes do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol), que foram até Macau e flagraram os presos amarrados com cordas no corredor da unidade por falta de algemas. De acordo com o Sinpol, no total seriam 17 pessoas mantidas no corredor, porém Castelo Branco afirmou que, desses, cinco já estavam inseridas no sistema penitenciário e se encontravam dentro de celas na delegacia.

Segundo os policiais, no carnaval alguns presos já estavam lá, mas a situação se agravou depois da festa. O Sinpol afirmou que iria ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para pedir a remoção urgente dos detidos. “Caso contrário, os policiais civis deverão deixar o prédio e irem imediatamente se apresentar na Delegacia Geral, visto que essa situação, além de degradante, é de total insegurança para a sociedade e para os policiais civis”, disse Renata Pimenta, vice-presidente do sindicato, que foi até Macau.

Entre os presos, três eram mulheres, incluindo uma grávida de três meses e outra em fase de amamentação. Em um vídeo divulgado pelo Sinpol, a gestante afirma que estava detida há 17 dias sem receber atendimento médico, dormindo no chão da delegacia e sem acesso adequado a banheiro e alimentação. Já a que está amamentando precisava contar com a família que levava o bebê até o local para que ele fosse alimentado.

O major Castelo Branco explicou que a presença de mulheres presas junto com homens aconteceu por “falta de comunicação”. Segundo ele, duas foram encaminhadas para a Penitenciária Feminina de Parnamirim, enquanto a outra foi para Caicó.

Na edição de hoje do Diário Oficial do Estado, a Sejuc e Sesed revogaram a portaria 001/2014 que estabelecia novas regras para ingresso de presos nos Centros de Detenção Provisória (CDPs). A norma revogada previa que a entrada de presos nos CDPs aconteceria exclusivamente de segunda a sexta, das 7h às 17h. ACoape disponibilizaria vagas no mesmo dia para comunicações feitas até às 12h. Após este prazo, as vagas só sairiam no dia seguinte às 7 h.

Fonte: Tribuna do Norte


Nenhum comentário: