segunda-feira, 24 de março de 2014

VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE MOSSORÓ ACUMULA 17 MIL PROCESSOS

Aproximadamente 17 mil processos. Esse é o atual acervo da Vara da Fazenda Pública de Mossoró, a única da cidade. A previsão do juiz responsável, Pedro Cordeiro, é que até o fim deste ano estejam acumulados cerca de 20 mil processos.
Ele faz um alerta “se nada for feito, a Vara da Fazenda ficará inviabilizada”. Essa é a grande preocupação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Mossoró, que mais uma vez solicitou providências ao Tribunal de Justiça (TJ) do estado do RN.
Só nos últimos quatro meses, mais de três mil novos processos chegaram à Vara da Fazenda Pública de Mossoró, de acordo com dados da secretaria. Em janeiro, que é um mês de menor movimentação (tem o recesso do Poder Judiciário), foram computadas 1.811 novas ações. Atualmente, o acervo está na casa dos 17 mil.
A preocupação do juiz Pedro Cordeiro é com o crescente acúmulo. Sem condições de dar andamento de acordo com a demanda, a tendência é que aumente cada vez mais.
Pelos cálculos do magistrado, se nenhum tipo de mudança ocorrer durante os próximos meses, o ano de 2014 deverá ser encerrado com cerca de 20 mil processos, gerando um grande prejuízo à coletividade. “Se nada for feito, a tendência é que a Vara da Fazenda Pública fique inviabilizada”, lamenta Cordeiro, acrescentando:
“vamos chegar ao ponto que o servidor não terá como aguentar o excesso de trabalho, sem contar com o juiz, que está ficando cada vez mais sobrecarregado”, alerta o juiz.
Atualmente, a Vara da Fazenda Pública de Mossoró trabalha com uma estrutura bastante reduzida. São apenas seis servidores, quatro cedidos e seis estagiários. Eles são responsáveis pelo atendimento da demanda de 280 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em Natal, a situação é bem diferente: são 14 Varas da Fazenda Pública para cerca de 850 mil habitantes. Em termos proporcionais, seria o equivalente a uma vara para cerca de 60 mil pessoas.
Em Parnamirim, por exemplo, a população estimada pelo IBGE em 2013 era de 229 mil habitantes. Mesmo com um número menor que Mossoró, tem duas Varas da Fazenda Pública. Na avaliação do juiz Pedro Cordeiro, a atual estrutura da segunda maior cidade do RN deveria ter sido reforçada há cerca de cinco anos, quando começou o aumento da demanda na área fazendária.
Ao invés de uma única vara, Mossoró deveria ter três, além de um juizado especial, ainda conforme Cordeiro. Com essa estrutura defasada, a tendência é que a Fazenda Pública fique inviabilizada.
PEDIDO AO TJ/RN
No dia 14 deste mês, os advogados Sérgio Eduardo da Costa Freire e Aldo Fernandes de Sousa Neto, presidentes da OAB/RN e OAB/Mossoró, fizeram novo pedido de providências ao Tribunal de Justiça potiguar. Em caráter emergencial, foi solicitada a vinda do Expresso Judiciário para amenizar o problema. Além disto, a Ordem indicou a necessidade de criação de um Juizado Especial, que é mais simples do que a viabilização de uma nova Vara da Fazenda. Com a mudança para a nova sede do Judiciário de Mossoró, a estrutura física para receber o reforço é suficiente.
Fonte: Jornal de Fato


Nenhum comentário: