quarta-feira, 30 de abril de 2014

COMUNIDADE DO CAMPO DE AVIAÇÃO EM CG SEDIA CURSO PRÁTICO SOBRE CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS


Divulgação


No total de 48 pessoas estão envolvidas no curso prático que iniciou nesta segunda (28), na comunidade rural do Campo de Aviação, município de Campo Grande, onde estão sendo construídas 6 cisternas de 52.000 litros através do Programa P1+2 de convivência com o semiárido, da Articulação do Semiárido – ASA em parceria com o Governo Federal e execução do Núcleo Sertão Verde. Inicialmente as cisternas estão sendo feitas nas unidades produtivas familiares de Sr. Benone, Roberto de Nazareno, Luiz Azevedo, Pepeta e João Batista. Depois, as construções serão em outras famílias da comunidade e entorno num total de 304 tecnologias que serão construídas nos municípios de Campo Grande\RN, Caraúbas\RN e Portalegre\RN, no ano de 2014, através do referido convênio.

A construção com placas pré-moldadas é um método simples e barato que já se popularizou no Nordeste pelo seu efeito rápido e útil na melhoria do dia a dia das famílias do campo. Após a realização do curso, os participantes ficam aptos e são contratados para trabalharem como cisterneiros na construção de mais cerca de 300 cisternas que serão feitas nos municípios de Campo Grande, Caraúbas e Portalegre. 

Os benefícios destes “cisternões” são o armazenamento de um volume de água para apoiar as famílias rurais com água que servirá ao atendimento da necessidade das criações animais, plantios de hortas, fruteiras e os quintais produtivos. Por outro lado, o trabalho com cisterneiro vai absorver o pessoal capacitado e gerar emprego e renda durante o período de 1 ano de construção que está previsto no atual convênio e com perspectiva de renovação para mais outro ano.


O P1+2 é um dos programas da Articulação do Semiárido que defende a ideia de que é possível o desenvolvimento do Nordeste mesmo com a existência da seca. A partir desta nova concepção tem sido possível vê experiências bem sucedidas de famílias rurais produzindo, se alimentando e comercializando dentro desta estratégia de convivência com o semiárido. 

Nenhum comentário: