quarta-feira, 9 de abril de 2014

JOVENS FIGURAM COMO VÍTIMAS EM 70% DOS HOMICÍDIOS REGISTRADOS

Fábio Vale - Repórter do Jornal de Fato
O segundo maior município do Rio Grande do Norte concentra o maior índice de assassinato de jovens. Pelo menos é o que aponta uma recente pesquisa realizada pelo consultor Ivenio Hermes, de Segurança Pública da OAB-RN em Mossoró. O levantamento divulgado nesta terça-feira, 8, aponta a cidade com 70% dos homicídios cometidos contra menores de idade.
Segundo dados do estudo, Mossoró figura com 16 assassinatos de jovens dentro do número de casos registrados neste ano no município e em outras três cidades vizinhas. Os outros 30% se dividem entre Assú, com um homicídio praticado contra menor de idade; Areia Branca (9%), com dois casos; e Baraúna (4%), com quatro ocorrências desse tipo.
A pesquisa também revela dados da violência homicida na chamada “Região Metropolitana de Mossoró”, na qual são incluídos outros cinco municípios circunvizinhos. As estatísticas do estudo colocam a “capital do Oeste” com taxa de assassinatos de 15,70 por 100 mil habitantes; Serra do Mel, com 37,75; Baraúna, 34,16; Areia Branca, 22,33; Assú, 17,74; e Governador Dix-sept Rosado, com índice de 8,17 homicídios.
“Apresentando um índice acima da média nacional, que é de 25,4 homicídios por cem mil habitantes, a assim chamada região metropolitana de Mossoró apresenta índices preocupantes. Em primeiro lugar, aparece Serra do Mel, com 37,75 homicídios por 100mil-hab, não muito atrás temos Baraúna, também com um alto índice, apresentando 34,16cvli/100mil-hab. Essas duas cidades, juntas, acumulam 17% dos cvli da região, somando-se com Mossoró, que tem 59% (15,70cvli/100mil-hab), alcançamos a marca de 76% do total de cvli cometidos na região”, detalha um trecho do teor do estudo.

Santo Antônio
O levantamento do consultor Ivenio Hermes, de Segurança Pública da OAB-RN em Mossoró, também detalha o registro da violência homicida por bairros e zonas da cidade. A área do Santo Antônio, na zona nNorte do município, aparece com a concentração de 80% dos dez assassinatos da região que inclui o bairro Bom Jardim.
Ainda de acordo com a pesquisa, foram 14 homicídios praticados na zona sul e um índice de 18,86 homicídios por 100 mil habitantes, sendo Belo Horizonte o bairro mais violento, com 43% dos crimes e taxa de 70,63. A zona oeste aparece no levantamento com dez homicídios, divididos entre Santa Delmira, com quatro (40% dos crimes da região), e Abolição e Vila Maisa, com três crimes e 30% cada um. A zona leste, representada por quatro bairros, apresenta seis crimes.
“Entretanto, a surpresa fica para a zona rural, atingida com 4 homicídios, apresentando a elevada taxa de 190,48 cvli/100mil-hab. Mossoró, diferentemente de Natal, conta com uma zona central e esta não escapou da violência, pois já conta 3 crimes, com destaque para o bairro Paredões, que acumula 2 deles, gerando uma taxa de 23,96 cvli/100mil-hab, ou seja, 67% dos crimes da região”, detalha outro trecho do levantamento.
Na parte final, a pesquisa chama a atenção para a escalada da violência homicida no segundo maior município potiguar. “O primeiro trimestre deixou para trás um saldo de 73 mortes na região, sendo 44 somente em Mossoró, e o novo trimestre se inicia com oito crimes violentos letais intencionais, sendo três em Mossoró.”


Nenhum comentário: