quarta-feira, 18 de junho de 2014

GOVERNO FEDERAL ENVIA MEDICAMENTOS ÀS VÍTIMAS DE ENCHENTES DE NATAL

Natal foi alvo de fortes precipitações no fim de semana

O Governo Federal vai contribuir para a assistência à população de Natal (RN) atingida, desde a semana passada, por fortes chuvas. 

Diante da situação de calamidade pública, decretada nessa segunda-feira (16) pela prefeitura, o Ministério da Saúde decidiu enviar kit composto por medicamentos e insumos com capacidade para atender cerca de 1.500 pessoas ao mês.

Cada kit pesa 240kg e contém 48 itens, sendo 30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios e ataduras. 
A previsão inicial era de que o material amanheça nesta quarta-feira em Natal, que é uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo. Nessa segunda-feira, a cidade foi palco da partida Gana versus Estados Unidos.
Além de disponibilizar os medicamentos e insumos, o Ministério da Saúde mantém contato diário com as autoridades do município do Natal e do estado do Rio Grande do Norte para acompanhar a situação e avaliar sobre a necessidade de envio de profissionais de saúde vinculados à Força Nacional do SUS (FN-SUS). 

Até o momento, no entanto, a situação tem sido conduzida com base no plano municipal de contingência de inundação do município e com o apoio do Estado.
Força Nacional do SUS foi criada em 2011
Criada em novembro de 2011 para agir no atendimento às vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico e eventos de massa, a Força Nacional do SUS é acionada quando é considerada superada a capacidade de resposta do estado ou município. Atualmente, a força conta com 12.869 voluntários distribuídos em todo o país.

A Força Nacional possui equipes assistenciais para resposta às emergências em saúde pública e apoio à gestão em eventos de massa. Desde sua criação, participou de 23 missões, sendo 11 de desastres naturais, sete de apoio à gestão local nas diversas situações, quatro de desassistência e uma relacionada às tragédias.

Para solicitar o apoio da Força Nacional do SUS, o município, ou o estado, deve decretar situação de emergência, calamidade ou desassistência. Com isso, tem início a etapa nominada "missão exploratória", quando profissionais vão até o local para fazer um diagnóstico da rede de saúde e verificar a necessidade de apoio em relação aos equipamentos, insumos e recursos humanos.

A Força Nacional também mantém nove módulos para montagem de hospitais de campanha, que contam com acessórios como ar-condicionado, gerador elétrico, pias e telefone satelital para uso em locais sem acesso a celular. A estrutura é utilizada em caso de necessidade nas emergências de saúde pública em apoio às cidades.


Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: