segunda-feira, 23 de junho de 2014

MOSSORÓ TEM SEMANA SANGRENTA COM MÉDIA DE UM ASSASSINATO POR DIA

Fugitivo executado a tiros nas Malvinas

Levantamento feito junto ao Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), órgão de monitoração da Polícia Militar, aponta que a cidade de Mossoró teve uma das semanas mais violentas do ano, com média de uma pessoa assassinada a tiros por dia.
O número de homicídios compreende o período correspondente, entre a quinta-feira (12) e a última quinta-feira (19), quando sete pessoas foram mortas a tiros, nos bairros e ruas da cidade. Além dos crimes, a Polícia Militar também foi acionada, para, pelo menos cinco tentativas de homicídio, onde as vítimas foram alvos de disparos de arma de fogo e socorridas pelo Samu, para o Hospital Regional Tarcísio Maia(HRTM). Os dois últimos assassinatos, ocorridos na última quinta-feira, ocorreram nos bairros Malvinas e Quixabeirinha, em intervalo de menos de 20 horas de um para o outro.
Homicídios
Segundo a PM, por volta das 14h, da última quinta-feira, nas Malvinas, o foragido Welton Jonathan da Silva, o “Cuscuz”, 25, que residia no assentamento Quixaba, zona rural de Mossoró, foi executado a tiros na rua Francisco Ferreira de Azevedo. Ele foi surpreendido por um elemento de motocicleta, que chegou logo atirando.
No momento em que foi morto, “Cuscuz” saía da casa de um familiar quando foi surpreendido pelo acusado que estava encapuzado, em uma motocicleta Traxx de cor preta e efetuou vários disparos contra a vítima.
Populares contaram à policiais que a vítima ainda correu cerca 500 metros, mas morreu. Welton Jonathan era foragido do Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN), no entanto a PM não soube dizer há quanto tempo ele havia escapado.

Maioria dos crimes pode estar ligada a problemas de tráfico e consumo de drogas, segundo autoridades policiais
A grande incidência de homicídios que vem acontecendo no município de Mossoró está ligado a problemas de tráfico e consumo de drogas, no entender de boa parte das autoridades policiais locais.
O delegado regional Denys Carvalho da Ponte, disse em entrevista ao jornal O Mossoroense, que a droga tem se tornado um dos maiores contribuintes para a ocorrência dos crimes, em especial em jovens e adolescentes.
“Para alimentar o vício e fortalecer o tráfico de drogas na cidade, a onda de violência tomou conta dos bairros e ruas, com mais força ainda, nas localidades periféricas, onde há carência. O indivíduo começa a ter contato com a droga ainda adolescente, em muitos casos, crianças. Então ele passa a ser dependente e pra manter seu vício, se torna refém do traficante que, por sua vez, usa-o para os serviços da boca, que inclui matar e roubar”, explicou o delegado.
Para Denys Carvalho, o trabalho de combate a esse tipo de crime, está além das forças repressivas das polícias. A iniciativa no combate tem que começar na família. “É preciso os pais tomarem conta de seus filhos, antes que algum traficante o adote. Hoje a facilidade em adquirir drogas é muito grande e se o combate não partir do pai, orientando, como os filhos devem proceder, a coisa vai ficar mais séria ainda”,concluiu.
Para o tenente-coronel Alvibá Gomes, comandante do Segundo Batalhão da Polícia Militar de Mossoró (2º BPM), a polícia ostensiva e repressiva tem feito sua parte, prendendo traficantes, tirando armas de circulação, recuperando veículos roubados, porém o combate tem que ir mais além.
“As famílias têm que fazer sua parte. O mundo das drogas é muito perigoso e um caminho sem volta, se faz necessário que os pais contribuam com as orientações e noções de cidadania, mandando o filho à escola, retirando-o das más companhias e denunciando as autoridades, as ameaças”, destacou.

Adolescente lutador de jiu-jítsu assassinado a tiros no bairro Quixabeirinha
Na noite de quarta-feira (18), o adolescente Israel Jordão Nascimento Duarte, 17, que era lutador de jiu-jítsu e morava na rua Neide Pinheiro de Paula, bairro Quixabeirinha, foi executado a tiros quando caminhava pela rua Francisco Leandro de Lima, próximo a sua residência.
Relatos da PM apontam que por volta das 21h30 o adolescente saiu de casa com destino a residência de seus avós, quando foi morto por uma dupla, que chegou em uma moto.
Em depoimento à polícia, o instrutor de academia, pai do adolescente, contou que seu filho sempre o acompanhava para os treinos, onde estaria se profissionalizando em jiu-jítsu. Porém, o pai disse ainda, que há alguns meses o filho havia abandonado a atividade.
O pai não sabe a quem atribuir a morte do filho e não sabe informar se ele vinha sofrendo algum tipo de ameaça, haja vista que o menor vinha se envolvendo no mundo das drogas.


Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário: