sexta-feira, 6 de junho de 2014

RN RECEBE MAIS TRÊS PARQUES EÓLICOS QUE DEVEM OPERAR A PARTIR DE 2017

Complexo Asa Branca, na região do Mato Grande, é um dos parques já existentes no RN (Foto: Elisa Elsie)
Leilão foi realizado nesta sexta (6) pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
Informações são da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico.
Do G1 RN
O Rio Grande do Norte receberá mais três parques eólicos com capacidade para gerar até 84 megawatts de energia eólica. Os novos números são provenientes do resultado do leilão A-3 realizado nesta sexta-feira (6) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Com previsão para entrar em operação até junho de 2017, os novos parques somados aos já leiloados garantirão ao Rio Grande do Norte capacidade instalada total de 3,284 gigawatts em um total de 134 parques.
De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), esses investimentos representam um aporte de R$ 553 milhões no setor eólico potiguar.
Com investimentos privados da ordem de R$ 14,5 bilhões no setor eólico, a estimativa da Sedec é que no próximo leilão de energia A-5, programado para setembro, o resultado para o RN seja mais amplo, visto que o estado já contará com os impactos do leilão de linha de transmissão realizado em maio e que amplifica o sistema de transmissão local.
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Rio Grande do Norte é hoje o estado brasileiro com maior capacidade instalada de energia gerada por parques eólicos. Os bons números destacam o RN com 1.163,5 MW de capacidade instalada em 41 parques em operação.


Nenhum comentário: