quinta-feira, 3 de julho de 2014

COM 24 COMARCAS ATENDIDAS, EXPRESSO JUDICIÁRIO TEM QUASE 16 MIL SENTENÇAS PROFERIDAS

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte divulgou os resultados apresentados nas comarcas que receberam o programa Expresso Judiciário, ao longo de seus 14 meses de atuação. De acordo com dados do Grupo de Atuação Jurisdicional Emergencial, nesse período, o Expresso resultou em 15.710 sentenças prolatadas, 11.164 decisões e 33.838 despachos proferidos.
Outros 13.253 processos foram arquivados, ajudando a reduzir os acervos nas comarcas beneficiadas. Os juízes que participaram dos mutirões concentrados realizaram ainda 6.908 audiências de conciliação ou de instrução e julgamento.
No total, 24 comarcas já foram atendidas pelo mutirão que tem o objetivo de desafogar as comarcas do interior do Estado com menor número de servidores e que não contam com juiz titular. Dez comarcas permanecem em atuação com a presença do reforço de servidores e magistrados.
Atuação

No Expresso Judiciário, além do julgamento de processos, é feita a estruturação das comarcas beneficiadas. Antes da atuação do mutirão é feito o diagnóstico geral da unidade jurisdicional, que identifica o número de processos pendentes, entre a Justiça Comum e os Juizados Especiais, remetendo-os aos juízes designados.
As secretarias judiciárias recebem um curso de gestão, voltado para aumentar a produtividade e acelerar a tramitação processual. Durante o Expresso, a secretaria realiza atos como certificação de prazos, aprazamento de audiências e juntada de documentos. Foram 96.300 atos processuais realizados nas comarcas citadas, auxiliando bastante na tramitação de feitos que estavam paralisados.
Comarcas
O Expresso Judiciário foi lançado em março de 2013 na comarca de Parelhas, atendendo também São Miguel, Extremoz, Touros e Apodi (Vara Cível), nos primeiros seis meses de atuação. Já no segundo semestre do ano passado, Alexandria, Caraúbas, Nísia Floresta, Pendências, Macau e Ipanguaçu também foram beneficiadas, ocorrendo ainda o trabalho de estruturação de secretarias nas comarcas de Arês, Apodi (Vara Criminal) e São Bento do Norte.

Patu, Governador Dix-Sept Rosado, Baraúna, Areia Branca, Almino Afonso, Martins, Luís Gomes, Campo Grande e Marcelino Vieira fazem parte do grupo de municípios cujas comarcas permanecem com a atividade do Expresso Judiciário.

Nenhum comentário: