quinta-feira, 17 de julho de 2014

DRA. ZENAIDE MAIA PRESTIGIA MISSA SOLENE AOS MÁRTIRES DE CUNHAÚ


A candidata a deputada federal pelo Partido da República, Dra. Zenaide Maia participou, nesta quarta-feira (16), de uma missa solene aos Mártires de  Cunhaú, em Canguaretama. A missa, que foi celebrada pelo Arcebispo de Natal Dom Jaime Vieira Rocha, contou com presença maciça de fiéis católicos, e já faz parte do calendário religioso de Cunhaú.
Na oportunidade, Zenaide Maia esteve acompanhada do prefeito da cidade de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR), do deputado estadual Hermano Morais (PMDB), da liderança política do PHS de Canguaretema, Erivan Lima (Tata).  
 No contexto histórico das invasões holandesas no Brasil, 1645, os católicos foram martirizados no interior do Estado. Parte deles, dentro da Capela de Nossa Senhora das Candeias, localizada no Engenho Cunhaú, em Canguaretama. No dia 16 de julho daquele ano, durante uma celebração religiosa, a capela foi invadida por tropas holandesas, dando início às cenas de violência e intolerância. 
 Recentemente, no ano de 2000, o Papa São João Paulo II beatificou os fiéis, juntamente com outro grupo sacrificado em Uruaçu, proclamando-os Santos Beatos de Cunhaú e Uruaçu Protomártires do Brasil e a capelinha do Cunhaú ficou conhecida como o Santuário do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: