sexta-feira, 4 de julho de 2014

EM JANDUÍS, PREFEITURA TENTA BARRAR REALIZAÇÃO DE FESTIVAL DE QUADRILHAS


Conhecido em todo país como uma “Terra de Artistas”, o município de Janduís não vem recebendo o apoio devido do Poder Público Municipal, no tocante ao apoio e incentivo à cultura.

Além da mais, a Prefeitura de Janduís, que deveria incentivar as manifestações populares, está fazendo justamente o contrário. Um exemplo disso foi a negativa da Gestão Municipal na realização do VI Festival de Quadrilhas “Mestre Dadá”, agendada para ser realizada entre os dias 05 e 06 de julho, na Rua Raimundo Dantas.  

A Secretaria de Infraestrutura e Obras alega que o Município está realizando programação, desde 1º de junho até o próximo dia 14 de julho, o que inviabiliza a realização de eventos paralelos.

Contudo, de acordo com o artista popular Berg Bezerra, o Município realizou, de forma esporádica, sua Festa de Emancipação, com bandas tocando no meio da rua e, se mais algum evento está acontecendo, ninguém está tomando conhecimento.
O VI Festival de Quadrilhas Mestre Dadá é uma realização da Cia. Ciranduís e do Ponto de Cultura Em Cena Ação. Trata-se de uma homenagem a uma das figurais mais emblemáticas da cultura local In Memorian.

Sem contar com o apoio da Administração Municipal, o evento conta com recursos do Prêmio RN Junino 2014, concedido pelo Governo do Estado do RN, através de SECULT/FJA.

Berg Bezerra declara que a tentativa de barrar um evento de cultura popular é uma repressão às tradições culturais da comunidade, uma vez que não há incentivo municipal nesse sentido.

“A produção do evento cumpriu todos os requisitos legais e não há motivos, se não perseguição política, para barrar uma atividade realizada em apenas um local, que a Prefeitura utilizará todas as ruas, como relatou a secretária em um ofício”, declarou.

E complementa dizendo o seguinte “é visivelmente constrangedor, um governo de uma cidade do porte de Janduís, usar práticas ditatoriais. Isso demonstra claramente a falta de prestígio e descrédito com a população”, finaliza Berg Bezerra.

Nenhum comentário: