quarta-feira, 23 de julho de 2014

JUMENTOS PROVOCAM ACIDENTE EM VAN COM PROFESSORES EM ALMINO AFONSO

Uma van que transportava vários professores do Campus da Uern Alexandria/Patu sofreu uma acidente na altura do sítio Caraúba Torta, na zona rural de Almino Afonso. A cada acidente reacente o debate, trazendo a tona a necessidade de dá um destino para os animais apreendidos nas rodovias.
 
Por volta das 22h40min, o motorista da van percebeu que alguns jumentos trafegavam na BR-226 e desviou dos animais, mas o veículo rodou e tombou lateralmente, ficando fora da pista de rolamento.

O acidente não provocou vítimas mais graves. Um professor sofreu alguns arranhões e outra se sentiu mal, logo após o acidente, por conta da tensão do ocorrido.

Atualmente, o debate sobre a retirada dos jumentos das estradas é uma das principais polêmicas criadas no Estado. Um agricultor da cidade de Apodi, com o nome de Jesus, resolveu criar uma associação para receber os animais, mas a sua estrutura não se mostrou suficiente para receber esses animais. Atualmente já tem mais de 700 animais em sua propriedade, que recebeu ajuda da Justiça para alimenta-los.

O promotor Silvio Brito vem sugerindo o consumo de carne de jumento por humanos, inicialmente nos presídios e escolas da rede pública. Para provar que a carne de jumento não prejudica a saúde, ele promoveu dois almoços com a presença de imprensa e autoridades. Quer incluir no cardário regional, porém a proposta sofreu forte reação das organizações que defendem os animais.

Organizações não-governamentais de defesa dos animais disseram que os jumentos são um patrimônio do Nordeste. O debate é constante sobre o tema, tendo sido pauta de vários jornais no Brasil e também de outros País, como o Jornal El Pais, da Espanha. A polêmica é tanta que a Câmara dos Deputados promoveu recentemente uma audiência sobre o tema.

Proposta nova do promotor de Apodi
Outra proposta do promotor Silvio Brito para o jumento voltar a ter valor no sertão nordestino é usar o leite de jumenta para combater a desnutrição infantil.

Do De fato


Nenhum comentário: