segunda-feira, 28 de julho de 2014

JUSTIÇA & ESCOLA CONCLUI FORMAÇÃO DE 189 PROFESSORES EM MONTE ALEGRE

Do TJRN
Mais de 180 professores e educadores do município de Monte Alegre receberam a capacitação como multiplicadores da metodologia “O Caráter Conta”, disseminada pelo programa Justiça & Escola, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A formação ocorreu nos dias 24 e 25 de julho. O encerramento ocorreu na sexta-feira (25) no ginásio municipal da cidade e contou com a participação do vice-presidente do TJRN, desembargador Saraiva Sobrinho, e da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora geral do Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais (NAPS), que está à frente do programa.

Os 189 professores e educadores formados atuam em escolas municipais e estaduais de Monte Alegre. Deverão replicar os novos conhecimentos para aproximadamente 2 mil alunos da rede de ensino. Para a professora Rivânia Cristina, da Escola Estadual Professor Gaspar, o conhecimento ensinado produz uma mudança coletiva difícil de ser abalada. “Quando todos os professores aprendem juntos, é possível desempenhar um melhor trabalho. Dificuldades sempre vão existir, mas para serem superadas”, afirmou a pedagoga.

O programa Justiça & Escola busca promover transformação social por meio da ética, trabalhando a formação de crianças e adolescentes nas escolas através de seis pilares fundamentais: cidadania, responsabilidade, respeito, sinceridade, senso de justiça e zelo.
Por meio de paródias de músicas, seis grupos apresentaram versões alusivas aos pilares fundamentais da metodologia, ressaltando a esperança de que estes venham a resultar na construção da cidadania. O grupo que trabalhou o pilar “Sinceridade” foi o que registrou uma das apresentações mais elogiadas.
Além dos educadores e da equipe de formadores, composta por servidores do TJRN, participaram também do evento os desembargadores Gilson Barbosa e Expedito Ferreira, o prefeito Severino Rodrigues, o vice-prefeito Kleber Maciel, o secretário municipal de Educação de Monte Alegre, Alexandre Soares, a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, além de outras autoridades locais.
Transformação
“Essa transformação no conhecimento dos professores refletirá na qualidade do aprendizado dos alunos desta cidade. O educador não deve ensinar apenas o be-a-bá, mas também o conjunto de ações que formam um ser humano”, destacou o vice-presidente do TJRN, desembargador Saraiva Sobrinho, que falou sobre a atuação no campo social como uma mudança do próprio Judiciário.
Para ele, com o leque de programas desenvolvidos hoje no âmbito da Justiça potiguar, o Judiciário ajuda a formar uma sociedade mais justa e honesta e muda a si próprio, indo além da atividade jurisdicional. “É uma proposta de mudança, de perspectiva de futuro. Monte Alegre não será mais a mesma”, frisou o vice-presidente do TJRN.

A iniciativa do TJRN, de realizar o Justiça & Escola na cidade, foi elogiada pelo prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues. “Esse envolvimento do TJRN com as ações sociais faz toda a diferença. É o exercício da cidadania em sua plenitude”, afirmou.
A desembargadora Zeneide Bezerra ressaltou que apenas a educação assegura o exercício pleno da cidadania. “Esse desafio assumido pelo TJRN, de ir além da sua missão jurisdicional, de resolução de conflitos, são ações que mudam a face do Judiciário”. A coordenadora geral do NAPS observa que o Justiça & Escola chegou este ano a marca de 20 municípios alcançados.


Fato que será comemorado com a realização do 1º Congresso Justiça & Escola do TJRN, a ser realizado nos dias 27 e 28 de novembro, no Teatro Municipal de Parnamirim. “O Justiça & Escola é um programa que pensa no futuro. E para gerar um bom futuro temos que criar ações com bons resultados no presente. Temos feito isso e vamos celebrar aprendendo ainda mais em unidade”, encerrou a desembargadora Zeneide Bezerra, em menção ao Congresso.

Nenhum comentário: