quarta-feira, 16 de julho de 2014

POLICIAIS CIVIS DE MOSSORÓ PARAM DE INVESTIGAR POR FALTA DE VEÍCULOS LEGALIZADOS NAS DPS


O movimento intitulado de "policia legal" parou no pátios das delegacias as viaturas disponibilizadas pelo Governo do Estado para a atuação da Polícia Civil em Mossoró. O mesmo foi feito em Natal. Todas as delegacias em Mossoro estão sem realizar investigações.
Segundo o diretor da sub sede do Sindicato da Policia Civil e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte em Mossoró, Edward Bezerrra de Moura, as viaturas estão com documentação atrasadas e os policiais civis não tem curso específico para guiar veículos de emergência.
O movimento começou no dia 9 passado. O fato das viaturas da Policia Civil estarem com documentação atrasadas e os policiais sem CHN habilitada foi comunicada ao Ministério Público Estadual, segundo Edward Bezerra de Moura, há cerca de 15 dias. Espera providências.
Além das viaturas, também estão sendo devolvidos nas delegacias os coletes e as munições vencidas. Os coletes vieram pequenos e no caso das munições, o fabricante CBC recomenda que sejam substituídas de 6 em 6 meses. Em Mossoró, as munições que os agentes receberam já estavam vencidas há dois anos.
A ação dos policiais civis para trabalhar somente de forma legal tem como objetivo forçar o governo do estado a legalizar os veículos e oferecer um curso especifico aos policiais civis do Rio Grande do Norte para dirigir veículos em situação de emergência.
Os agentes civis também reclamam que não dispõe de estrutura para trabalhar nas delegacias, que funcionam em prédios antigos e sem qualquer estrutura para o serviço de policia investigativa ou judiciária. "Além de serem prédios antigos e impróprios, também são pequenos", destaca o agente civil Amós.
Nas delegacias, quem estão dirigindo os carros são os delegados, porém conforme Edward Moura, também é ilegal. Eles não tem curso para dirigir carros de Polícia. "Já existe uma recomendação da Delegacia Geral de Policia para os delegados não dirigir viaturas", acrescenta Edward Moura.
Outra reclamação dos policiais civis apresentado durante reunião na sub sede do Sinpol foi apontado pelo escrivão José Heriberto Paixão. Segundo ele, as oitivas de suspeitos nas delegacias nem sempre acontece com a presença do delegado, o que é ilegal. "Agora só vamos ouvir suspeito com a presença do delegado no momento do interrogatório", destaca o escrivão José Heriberto Paixão.
A situação irregular dos coletes, munições e principalmente das viaturas foi comunicadas ao Ministério Público Estadual para que providencias sejam adotadas. Ainda com relação as viaturas, o Sinpol/Mossoró comunicou, através de ofício, aos policiais rodoviárias federais, municipias e estaduais.
Prejuízo
Só nesta terça-feira, 15, foram registrados 15 roubos de motos (assalto) e os agentes da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) não tiveram como fazer nenhuma diligência. A informação foi confirmada pelo chefe de investigação da DEFUR, o agente civil Natan. O chefe de investigação da Delegacia Homicídio de Mossoró, o agente Eilson, disse que as investigações de homicidios em Mossoró também estão paradas.
Dificuldades
O delegado regional Denis Carvalho da Ponte disse que devido a esta medida dos agentes de policia civil os delegados estão enfrentando sérias dificuldades para trabalhar. "Temos que fazer os procedimentos, diligência e conduzir os presos. Não tem como fazer tudo", lamenta o delegado Denis Carvalho, lembrando que o governo já comprou novos coletes, munições e armas e está se organizando para capacitar os policiais para conduzir carros de policia, assim como legalizar os veículos.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: