quinta-feira, 31 de julho de 2014

REUNIÃO DA ASA MICRORREGIONAL DO MÉDIO OESTE ACONTECEU EM JANDUÍS

Wigna Brito e Joelma Menezes dando boas vindas.
Membros da Microrregional
Claudia Mota fazendo a leitura da Carta ao Governo do Estado.
Augusto representante do INCRA
Debate sobre Reforma Agrária


Na manhã desta quinta-feira (31) aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Janduís, mais um encontro de avaliação, planejamento e debates das ONG’s, entidades, sindicatos e associações que compõem a Microrregional da ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) do Médio Oeste Potiguar.

O encontro acontece na última quinta feira de cada mês. A reunião teve inicio com a acolhida e uma reflexão realizada pelos anfitriões, desejando um excelente dia de trabalho e prosperidade a todos os presentes.

Em seguida foi feita a leitura da carta que foi elaborada e discutida pelos membros do fórum da Microrregional para a SETHAS/RN (Secretária de Estado, do Trabalho, da Habitação e Assistência Social), sobre um edital de classificação para construção de tecnologias sócias, onde a empresa ganhadora, não apresenta em seu currículo nenhum trabalho social junto às famílias do estado. A ASA Potiguar teme que essa empresa ameace todo um processo político de convivência com o semiárido que as entidades, ONG’s e sindicatos vêm construindo ao longo dos anos. Essa carta irá se unir as outras cartas das demais microrregionais e será entregue ao Governo do Estado, levando consigo a insatisfação diante do problema e o desejo que ele seja resolvido o mais depressa possível.

Além disso, recebemos a visita de Augusto representante do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), com o objetivo de debater e discutir reforma agrária com os agricultores/as da região do Médio Oeste. Augusto apresentou o contexto histórico das lutas e resistências dos trabalhadores/as em busca da democratização da terra, além de dados sobre a atual situação do nosso estado em relação ao assunto em pauta. Após a apresentação os presentes puderam expor suas opiniões e posteriormente tiraram suas dúvidas. Na próxima reunião da Microregional o tema irá ser retomado, tendo em vista sua complexidade e abrangência.

Dado os informes e agendado a próxima reunião para Rafael Godeiro, a reunião de hoje em Janduís chegou a seu fim com a certeza que o debate político e as discussões sobre as causas sociais e a convivência com o semiárido, são cada vez mais importantes ferramentas na construção de uma sociedade mais justa.


Via: Blog do Centro Padre Pedro Neefs

Nenhum comentário: