terça-feira, 21 de outubro de 2014

COM 9,96 %, AÇUDE ITANS ABASTECE 100% DA POPULAÇÃO DE CAICÓ; ADUTORA ESTÁ SEM FUNCIONAR

Açude Itans abastece a população sem a adutora Piranhas/Caicó - (FOTO: Sidney Silva)


Do Blog Sidney Silva

A população da cidade de Caicó, está sendo abastecida 100% pelo açude Itans. O sistema adutor que capta água no Rio Piranhas, não está funcionando porque o leito do rio secou. O diretor do escritório da Caern em Caicó, Enilton Oliveira, disse ao Blog Sidney Silva, que desde a última sexta-feira (17), a adutora está inoperante. “Nós estamos operando com água do açude Itans deste o final de semana passado. Lá em Jardim de Piranhas, o rio secou. Agora, e só Itans“, disse.
A Caern normalmente usa água do reservatório somente durante o dia. Quando chega a noite, o bombeamento é desligado, mas, com a seca do rio Piranhas, agora, é 24 horas. De acordo com Enilton, a Caern capta 400 metros de água por hora no Itans. “O abastecimento da cidade é feito através de rodízio de 48 horas com água e 48hs sem água, com o detalhe de que os bairros mais altos são prejudicados e podem demorar mais do que o previsto“, confirmou ao Blog Sidney Silva.
Atualmente, o açude Itans está com 8 milhões,140 mil metros cúbicos de água, o que representa 9,96 % de sua capacidade.
Sobre a possibilidade de o leito do rio Piranhas voltar encher, o diretor do escritório da Caern em Caicó, Enilton Oliveira, disse que isso depende da água liberada na Barragem de Coremas no estado da Paraíba. Ele confirmou que fez contato com a Agência Nacional de Águas e Brasília contando sobre a situação de Caicó e do Rio Piranhas. Eles disseram que tudo depende de um serviço de limpeza que está sendo feito próximo das comportas da Barragem de Coremas, o que deve demorar. A vazão de água no local já foi aumentada, mas, não deve chegar logo em Jardim de Piranhas.


Nenhum comentário: