segunda-feira, 6 de outubro de 2014

GOVERNADOR SERÁ ELEITO NO 2º TURNO

Juízes eleitorais e servidores do Judiciário apuram os votos que chegam dos relatórios das urnas eletrônicas, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte

Da Tribuna do Norte
Os eleitores potiguares decidiram, nas urnas, levar para o segundo turno, no dia 26, a definição sobre o futuro governador do Estado. A disputa ficará entre os candidatos do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves, e o do PSD, vice-governador Robinson Faria.  Com o fim da apuração das urnas, o candidato mais votado, Henrique Alves, teve 47,34% dos votos válidos, somando 702.196 sufrágios, contra 42,02% de Robinson – 623.614 votos.  Foram mais de 78 mil votos de maioria.

 O terceiro colocado, e considerada a surpresa da corrida eleitoral este ano, com  8,74%, o professor Robério Paulino (PSOL) somou quase 129.616 votos em todo o Estado. Os postulantes do PSTU, Simone Dutra, e do PSL, Araken Farias, obtiveram menos de 1% dos votos válidos.


Os dois candidatos que passam ao segundo turno vão retomar já esta semana as articulações para a nova etapa da campanha. A propaganda eleitoral no Rádio e TV está prevista para começar no dia 11 de outubro, seguindo até o dia 24 de outubro. A eleição ocorrerá no dia 26 de outubro.

Votos nulos 
O número de votos brancos e nulos que representavam 23,34%, enquanto a abstenção este ano ficou em 16,83% dos eleitores aptos a votar no Rio Grande do Norte. Somados, são cerca de 40% do eleitorado que optou por não escolher entre os postulantes à principal vaga da administração estadual, o Executivo.

O percentual se aproxima do total atingido pelo segundo colocado e poderia ter resolvido, ontem, o pleito. Na avaliação do deputado Henrique Alves foi a migração de plataforma expressiva dos indecisos para o PSOL, que o impedirão de comemorar o resultado favorável no primeiro turno. “Os votos indecisos que as pesquisas demonstravam e eu disputava junto ao segundo colocado, na reta final, tendeu para ele (Robério paulino) e eu respeito”, disse.

Os dois candidatos que vão para o segundo turno tentam agora conquistar os votos que foram para o professor Robério Paulino (PSOL).  O candidato do PSD, Robinson se disse “vitorioso” e afirmou que pretende convidar Paulino para apoiá-lo no segundo turno. 

“Há uma identidade, uma afinidade entre as ideias e os eleitores de Robério e os meus. Não estou fazendo apologia, até porque não posso falar por Robério, mas pretendo chamá-lo sim”, afirmou Robinson.

Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Virgílio Macedo Jr., o pleito eleitoral no Estado ocorreu de forma tranquila e dentro do planejado, sobretudo por se tratar do uso de uma nova tecnologia: o sistema de identificação biométrica. Passava das 23h, quando   apuração dos votos foi finalizada  pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). 

“Para a magnitude que tem uma eleição geral, com cinco telas para o eleitor votar – deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente –, o que de certo modo demanda mais tempo, o resultado é absolutamente positivo”, frisou.

Nenhum comentário: