terça-feira, 7 de outubro de 2014

TRE-RN VAI FAZER AJUSTES PARA SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES

No dia 26, os eleitores votarão em governador e presidente. (Foto: Célio Duarte)

O voto biométrico foi computado em 49 municípios do Rio  Grande do Norte, compreendendo um universo de 52% do eleitorado, incluindo os dois maiores colégios eleitorais, Natal e Mossoró, que utilizaram o sistema pela primeira vez. O Tribunal Regional Eleitoral justifica os atrasos e as filas longas na maioria das sessões ao fato de mesários e eleitores não estarem habituados ao novo sistema.
“Trata-se de uma eleição geral com cinco telas. A máquina biométrica precisa do conhecimento total das digitais para liberar a urna e foram raras as situações em que na primeira tentativa isso acontecia”, conta a diretora geral do TRE Ana Esmera Pimentel. Embora haja relatos de pessoas que estavam nas filas e desistiram de votar em função da demora, ela diz que não chegou ao órgão nenhuma informação ou reclamação de eleitor desistente.
O tempo médio de votação era estimado em 1:45”, mas a diretora afirma que, embora ainda não tenha números exatos, o tempo de votação individual ficou bem acima disso. No total foram utilizadas 3404 urnas e outras 700 de reserva. Foram registrados alguns problemas técnicos, mas apenas em Santo Antônio, no interior do estado, não foi possível a substituição em uma delas. “Nesta sessão, 135 eleitores votaram manualmente, sem prejuízo para eles nem para os candidatos”, explica Ana Esmera, considerando o pleito tranquilo e dentro do que era esperado.
Para o segundo turno, ela conta que há a vantagem de que serão apenas duas telas e que os eleitores e mesários já estarão mais habituados ao novo sistema. “Agora estamos discutindo todos os pontos que precisam ser ajustados para que os problemas sejam amenizados neste segundo turno”, diz.Desde ontem os candidatos que disputarão o segundo turno já estão liberados para suas campanhas de rua. A propaganda gratuita no rádio e televisão começará no próximo sábado, 11, com tempo igualitário para os candidatos, sendo que a ordem de apresentação ainda será definida.
Durante o pleito foram registradas cerca de 80 ocorrências, com oito pessoas apreendidas, devendo responder em liberdade e possivelmente pagar multa. Foram casos de boca de urna, transporte ilegal de eleitores e propaganda irregular.Nenhum candidato estava envolvido nestas ocorrências, contudo, devido a propagandas com santinhos, o Ministério Público Federal ajuizou representação eleitoral contra mais de 30 postulantes aos diferentes cargos.
Eles teriam realizado a prática conhecida como “voo da madrugada”, ou seja, jogaram “santinhos” nas vias e logradouros públicos, principalmente nas proximidades dos locais de votação (seções eleitorais) entre a noite do sábado e a manhã do domingo das eleições. O ato consiste em propaganda extemporânea e crime de boca de urna. Se condenados, os candidatos podem pagar multa que varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil.

Fonte: Novo Jornal

Nenhum comentário: