segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

COM NOVO FORMATO, PM REDUZIU EM 80% O EFETIVO DURANTE CARNATAL

Carnatal foi considerado tranquilo pela Polícia Militar

Da Tribuna do Norte

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, avaliou positivamente o aspecto de segurança da 23ª edição do Carnatal. Coronel Araújo destacou que o policiamento ostensivo foi ajustado conforme a demanda de público esperada para cada noite do evento e que, em média, foram registradas 30 ocorrências por noite, mas com poucos casos de furtos. Ele atribui a tranquilidade do evento ao novo formato da festa, que neste ano foi "indoor". Os casos ainda não foram totalmente contabilizados, mas a previsão é que seja confirmada uma redução no número de ocorrências comparado a anos anteriores.
Antes do início da micareta, a Polícia Militar já previa a diminuição no número de policiais necessários para fazer a segurança nos arredores da festa. Porém, o número de 400 policiais previsto inicialmente se mostrou desnecessária devido ao formato da festa, que ocorreu em circuito fechado. Com isso, houve também uma diminuição no número de diárias operacionais a serem pagas, o que aumentaria o problema enfrentado no estado.

"Avaliamos que o ambiente é seguro, tranquilo. Nos demais anos, a gente empregava em média 1.500 PMs por dia, mas nesse ano a gente empregou 242 (por dia) no máximo, com 230 homens em média. O que representa uma redução de 80%, pela festa ser um ambiente fechado", disse, explicando ainda que a segurança no interior da festa contava com a participação de empresa privada contratada pela empresa organizadora do evento.

Coronel Araújo explicou que as ocorrências mais comuns foram apreensões por consumo de drogas e brigas entre os foliões, mas "não houve nenhuma ocorrência de maior gravidade". No domingo (7), o caso mais grave foi a apreensão de um adolescente de 12 anos, que foi encaminhado para a delegacia. Ele já tinha um mandado em aberto por furto.

Com relação à perda de documentos, houve 503 registros até o fim da noite de domingo, dos quais 140 documentos foram devolvidos até a noite de ontem. O comandante da PM informou, inclusive, que quem teve documentos ou pertences perdidos, eles estarão disponíveis na delegacia do cidadão, em Lagoa Nova.

Socorro

Assim como os demais órgãos ligados à Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros considera o Carnatal 2014 como um dos mais tranquilos. Nenhuma ocorrência foi registrada pela corporação, que não precisou contar com efetivo extra para atuar nos arredores da festa.

Na área interna, os atendimentos foram realizados por uma brigada privada formada por 40 pessoas. As mulheres lideram os casos em que houve a necessidade de socorro, com casos de desidratação e hipoglicemia. 


Nenhum comentário: