quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

COMPLEXO JUDICIÁRIO: TJRN IRÁ INAUGURAR PRIMEIRA CENTRAL DE CONCILIAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS

A Justiça Estadual no Rio Grande do Norte ganhará a sua primeira Central de Conciliação. Será no próximo dia 16, durante a inauguração do Complexo Judiciário que reunirá a maior parte das unidades dos Juizados Especiais de Natal. A estrutura foi criada, segundo a coordenadora dos Juizados, a juíza Sulamita Pacheco, para servir de triagem quanto às demandas que chegam e, posteriormente, encaminhá-las a um desfecho na maior brevidade possível.
Os processos que a partir de agora aportarem nos Juizados Especiais serão pré-analisados por estagiários-conciliadores e conciliadores (bacharéis em Direito, psicólogos, advogados) que avaliarão a possibilidade de resolução do conflito de imediato ou se será necessário encaminhá-lo para audiências/distribuição do feito a um magistrado.
“Essa iniciativa permitirá o julgamento do maior número de processos no menor tempo possível”, destacou a juíza Sulamita Pacheco.
Ao todo, 60 profissionais se revezarão em dois turnos nas 28 salas destinadas a sessões de conciliação e mediação. A estrutura funcionará sob a coordenação de um magistrado, cuja designação pela Presidência do Tribunal de Justiça do RN ainda será feita. Os estagiários e conciliadores foram devidamente treinados com técnicas de mediação e conciliação.
Complexo

O Complexo Judiciário reunirá as unidades hoje instaladas no Juizado Central da Ribeira, Fórum Distrital Zona Sul, Turmas Recursais do Juizado Especial, Apoio ao Desempenho Jurisdicional (ADJ), Juizados de Execução Fiscal e todas as unidades de Juizados instalados em unidades de ensino superior. A estrutura de 7 mil m² está localizada na avenida Capitão-Mor Gouveia, bairro de Potilândia, próximo da UFRN.

Nenhum comentário: