quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

EM 18 MESES, EXPRESSO JUDICIÁRIO ATENDE 32 COMARCAS DO RN E PRODUZ 22 MIL SENTENÇAS

Após 18 meses de atuação, o programa Expresso Judiciário já produziu mais de 22 mil sentenças nas 32 comarcas do interior do Rio Grande do Norte, uma média de 1.239 sentenças por mês - 22.310 no período. O programa de atuação jurisdicional emergencial do Tribunal de Justiça do RN arquivou outros 19.688 processos, contribuindo para a redução do acervo dessas comarcas. O Expresso foi criado justamente com o intuito de desafogar as comarcas que não contam com juiz titular e sofrem com o acúmulo de processos.

As mudanças experimentadas nas unidades atendidas aumentaram a produtividade das comarcas, agilizando o trabalho do Judiciário e beneficiando os jurisdicionados. Os magistrados e servidores que participaram dos mutirões concentrados do Expresso Judiciário produziram 15.513 decisões e 49.418 despachos, contribuindo para a tramitação regular dos processos. Números que demonstram a produtividade do programa. Em 18 meses foram realizadas também 9.496 audiências de conciliação ou de instrução e julgamento.

Outro fator importante para a celeridade processual é o trabalho da Secretaria da Vara que realiza atos como certificação de prazos, aprazamento de audiências e juntada de documentos. Foram 119.245 atos processuais realizados nas comarcas atendidas, auxiliando a tramitação de feitos que estavam até então paralisados.
Na prática, o programa promove mudanças profundas, a partir de um curso de gestão voltado para aumentar a produtividade tanto do Gabinete quanto da Secretaria da Vara e acelerar a tramitação processual em cada comarca atendida. O método de trabalho também é revisto, priorizando as competências dos servidores, além de serem feitas readequações no espaço físico das unidades.
Além das 32 comarcas que receberam os mutirões, o programa ainda atendeu outras 10 unidades judiciárias que requereram apoio, exclusivamente para treinamento em Gestão de Secretaria Judiciária.

Culminância

O Expresso Judiciário terá uma solenidade de encerramento de suas atividades no biênio 2013/2014, marcada para o dia 15 de dezembro, às 15h, na Escola da Magistratura (ESMARN). Durante o evento serão apresentados os números finais do programa, o “antes e depois” das comarcas atendidas, além de homenagens. Haverá ainda uma palestra de Ivan Bonifácio, secretário de Desenvolvimento Institucional do Conselho Federal de Justiça e ex-diretor do Departamento de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que versará sobre a área de gestão.


Nenhum comentário: