quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

GOVERNADOR ELEITO ANUNCIA 22 NOMES MAS TEM CARGOS VAGOS

Anna Ruth Dantas
Repórter da Tribuna do Norte

O governador eleito Robinson Faria anunciou ontem, por intermédio de nota à imprensa, os primeiros nomes do secretariado. O subprocurador geral da República aposentado Eduardo Nobre, que foi advogado de Robinson Faria na campanha, será o novo consultor Geral do Estado. Outra indicação foi da advogada Tatiana Mendes Cunha, confirmada como secretária chefe do Gabinete Civil. Para a Secretaria Estadual de Tributação, Robinson Faria optou por um nome da própria pasta. O escolhido foi o funcionário de carreira André Horta Melo, que é auditor fiscal e presidente do Conselho de Recursos Fiscais do RN e formado em Administração.

O Partido dos Trabalhadores, que já teve a confirmação de três indicações entre os auxiliares de primeiro escalão, escolheu Francisco das Chagas Fernandes para Secretaria Estadual de Educação. Ele é uma indicação do deputado estadual Fernando Mineiro. A senadora eleita Fátima Bezerra preferia o professor Getúlio Marques, mas Mineiro vendeu a disputa interna do PT e prevaleceu a sugestão apresentada por ele. Os petistas também escolherão os titulares da Apoio a Reforma Agrária, Fundação José Augusto. Outro cargo entregue para o PT é a Coordenação das Mulheres. Para esse cargo, a cotada é a psicóloga Tereza Freire. 

A direção geral da Emater também deverá ser ocupada pelo PT. Valmir Alves, ex-candidato a deputado federal, é o nome mais provável para o posto. Já o prefeito de Mossoró Francisco José Júnior indicou o titular da Secretaria de Recursos Hídricos. José Mairton França, que ocupava o cargo de  Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Mossoró, foi escolhido para o cargo.

Indicações adiadas 
O governador Robinson Faria anunciará o restante dos auxiliares de primeiro escalão no dia 29 de dezembro. Nessa data ele também já marcou para conceder uma entrevista coletiva onde trará explicações e argumentos sobre o perfil do secretariado.

Depois dos nomes anunciados ontem pelo governador eleito, algumas pastas estratégias ainda estão em aberto, como é o caso da Secretaria de Administração. Outra pasta é a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico.

A Secretaria de Justiça e Cidadania, para a qual já foi cotado o subprocurador geral da República aposentado Edilson França também ainda não teve o nome anunciado. Outro cargo em aberto é o de secretário estadual de Esporte e Lazer. A pasta será uma indicação do PC do B e o nome mais provável é de George Câmara.

Gabinete Civil - Tatiana Mendes Cunha
Advogada, procuradora da Assembleia, exerceu o cargo de Consultor Geral do Estado.
Escolha direta do governador Robinson Faria.

Procuradoria Geral do Estado - Francisco Wilkie
Advogado, procurador do Estado, ex-professor da UFRN, presidente da Associação dos procuradores e doutorando em Direito Constitucional.

Consultor Geral do Estado - Eduardo Nobre
Subprocurador da República aposentado e professor de Direito. Escolha direta do governador eleito. 

Sec. Estadual de Tributação - André Horta Melo
Auditor Fiscal e presidente do Conselho de Recursos Fiscais do RN. Formado em Administração e  Bacharel em Direito e Filosofia. Mestrando em Filosofia Política.

Sec. de Planejamento e das Finanças - Eurípedes Balsanufo de S. Melo
Engenheiro Civil, Jornalista, MBA em turismo. Consultor da Fundação Getúlio Vargas. Ex-diretor da Companhia Docas da Paraíba.

Sec. Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca - Haroldo Abuana Osório
Geólogo, servidor do IDEMA e integrante da Diretoria da Associação Norteriograndense de Criadores ANORC – desde 2004.

Secretaria Estadual de Saúde - José Ricardo Lagreca
Médico, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Exerce a direção geral do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Sec. Estadual de Comunicação - Georgia Nery
Jornalista, assessora de imprensa de empresas privadas e públicas, ocupou o cargo de Assessora na Assembleia Legislativa e diretora da TV Assembleia

Sec. Extraordinária de Articulação Política - Hudson Pereira de Brito
Administrador e ex-prefeito, ocupou o cargo de assessor de gabinete do deputado federal Fábio Faria em Brasília.Indicação: Indicação do deputado Fábio Faria, do PSD.

Secretaria Estadual de Turismo - Ruy Pereira Gaspar
Engenheiro civil pela PUC-RJ, empresário do setor hoteleiro e eleito presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Sec. Estadual de Segurança Pública e Defesa Social - Kalina Leite Gonçalves
Advogada, delegada civil, ocupou os cargos de secretária-adjunta de Segurança, Corregedora da Polícia Civil e interventora da Fundac. 

Sec. Estadual de Trabalho e Assistência Social - Julianne Dantas Faria
Bacharel em Direito, graduada em tecnologia da Informação e integrante da equipe de transição.
Ela é esposa do governador eleito.

Sec. Estadual de Educação - Francisco das Chagas Fernandes
Formado em Letras pela UFRN, ex-secretário de Educação Básica e secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação. Indicação do deputado estadual Fernando Mineiro, do PT.

Sec. Estadual de Infraestrutura - Jáder Torres
Engenheiro Civil, ex-diretor do DER e ex-secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Indicação do próprio governador de quem é amigo pessoal.

Sec. do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - José Mairton França
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Mossoró. Indicação: do prefeito de Mossoró Francisco José Júnior, do PSD.

Presidência da Caern - Marcelo Saldanha Toscano
Foi  assessor de empreendimentos da presidência da Caern, foi diretor do Idema e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A (CEASA) - Theodorico Bezerra
Engenheiro e suplente da senadora Fátima Bezerra.
Indicação do PC do B, partido ao qual é filiado.

Instituto Técnico-Científico de Polícia - Odair de Souza Glória Júnior
Instrutor da Academia Nacional de Polícia. Atua na área de laboratório, balística forense, local do crime, documentos, veículos e bombas.

Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern) - José Marlúcio
Atual presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais.

Departamento Estadual de Trânsito -  José Marcos Freire
Administrador e empresário.

Diretor Presidente da Potigás - Carlos Alberto Santos
Administrador, empresário.
Com experiência na área de combustíveis e derivados do petróleo.

Junta Comercial do RN - Sâmya Aby Faraj
Advogada, pós-graduada em gestão pública
Indicação de João Bastos, assessor de Robinson Faria.

Nenhum comentário: