domingo, 28 de dezembro de 2014

RELEMBRE OUTROS GRANDES ACIDENTES AÉREOS DE 2014

Da G1, em São Paulo

O desaparecimento de um avião da companhia aérea AirAsia, com 162 pessoas a bordo neste domingo (28), se soma a outros três graves registrados neste ano em linhas comerciais.
O Airbus 320-200 da companhia aérea AirAsia desapareceu, com 155 passageiros a bordo e sete tripulantes, após decolar da Indonésia com rumo a Cingapura.
O avião sumiu ao voar sobre as águas ao sudoeste da ilha de Bornéu e em mau tempo. A empresa malaia AirAsia informou que o piloto do Airbus A320-200 solicitou mudança na rota devido ao mau tempo.

As buscas foram interrompidas porque anoiteceu no país. A operação será retomada às 6h desta segunda-feira (21h deste domingo, no horário de Brasília).

Relembre, abaixo, outros acidentes de 2014.

Março: voo MH370 da Malaysia Airlines
No dia 8 de março desapareceu o Boeing 777-200 da Malaysia Airlines, que decolou de Kuala Lumpur com destino a Pequim com 239 pessoas a bordo. Uma semana depois se confirmou que o último sinal recebido sobre o oceano Índico foi sete horas após sua saída. Segundo especialistas, o avião mudou de rumo em uma "ação deliberada" 40 minutos após ter decolado.

Segundo o grupo de especialistas que estuda o caso, o avião voou em direção ao sul do Índico com todas as pessoas a bordo inconscientes pela falta de oxigênio até ficar sem combustível e cair ao mar. Até hoje os destroços do avião não foram encontrados.
17/3 - Tela em assento no voo MH318, que substituiu o trajeto do avião desaparecido no voo MH370, mostra a rota sobre o mar da China perto do ponto onde a aeronave perdeu contato com os controladores de tráfego aéreo. (Foto: Edgar Su/Reuters)

- Julho: voo MH17 da Malaysia Airlines
No dia 17  de julho, um Boeing 777 da Malaysia Airlines foi derrubado por um míssil na zona de conflito no leste da Ucrânia, onde lutam as forças governamentais e os rebeldes separaistas pró-Rússia. Todos os 298 ocupantes morreram, sendo que a maioria deles era de holandeses.
O voo tinha saído de Amsterdam com destido a Kuala Lumpur. Muitos dos passageiros seguiam para um congresso sobre Aids na Austrália.
foto de 17 de julho mostram destroços do voo MH17 da Malaysia Airlines que caiu no leste da Ucrânia (Foto: Maxim Zmeyev/Reuters)


As primeiras imagens do avião da Air Algérie que caiu no Mali nesta quinta-feira (24) foram divulgadas nesta sexta-feira (25) pela emissora de TV francesa "France 2" e pelo Exército da França (Foto: ECPAD/AP)
 Julho: voo AH5017 da Air Algerie
Em 24 de julho, o avião MD83 da companhia espanhola Swiftair, fretado pela Air Algerie, fazia a rota entre Ouagadougou, em Burkina Faso, e Argel, a capital argelina, mas caiu 50 minutos depois da decolagem no norte do Mali, com 116 passageiros de 15 nacionalidades.

Bernard Budeil, especialista do órgão francês de investigação de acidentes (BEA), explicou que os sistemas de piloto automático do avião tinham sido "desligados", mas acrescentou que não sabe se "isso foi consequência de um automatismo do avião ou de uma manobra voluntária ou involuntária da tripulação".


Segundo informações da Interpol, na aeronave estavam seis espanhóis (integrantes da tripulação) e passageiros de França, Argélia, Bélgica, Burkina Faso, Camarões, Canadá, Egito, Alemanha, Líbano, Luxemburgo, Mali, Nigéria, Suíça e Ucrânia.

Nenhum comentário: