segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

RN CONTABILIZA 33 AGÊNCIAS BANCÁRIAS ARROMBADAS POR QUADRILHAS ESTE ANO

Agência bancária destruída por criminosos

Está se tornando cada vez mais comum a ousadia das quadrilhas de assaltantes especializados em arrombamentos de agências bancárias no Rio Grande do Norte, onde os criminosos desafiam a polícia e amedrontam a população com os assaltos.
Até a última sexta-feira, 33 agências bancárias já tinham sido violadas no Estado, superando o número do ano passado, que por esse mesmo período pouco mais de 25 bancos haviam sido alvo dos bandidos.

Conforme registros das polícias militar, civil e federal, a ousadia dos criminosos está cada dia mais desafiadora, uma vez que os bandidos agem sempre em grande número e estão sempre muito bem armados.

"Para piorar mais a situação, as agências de cidades do interior, onde o efetivo policial é pequeno, são as preferidas dos bandidos. Isso porque eles sabem que poucos policiais estão de plantão e, em um possível embate, as chances dos criminosos saírem vencedores são bem maiores, devido ao seu poder bélico, sempre usando armas de grosso calibre", explicou um agente de inteligência da Polícia Federal.
Para o especialista, outro ponto levado em conta pelas quadrilhas na hora de violar um banco é garantir que o destacamento da PM, na cidade onde o roubo será praticado, vai estar sempre vigiado e em uma possível reação dos policiais, os elementos se antecipam e agem primeiro.
"Se prestarmos atenção nos locais onde os bancos são violados, vamos ver que na maioria dos casos a PM foi imobilizada, seja por bandidos atirando nas paredes, sejam por meio de grampos para furar os pneus das viaturas ou, como ocorreu nas cidades de Arez e Pureza, na semana passada, quando a quadrilha tomou a frente do prédio da PM, utilizando uma corrente grossa como barreira de contenção, para impedir a saída dos veículos", detalhou.
Explosivos
A maioria das quadrilhas prefere arrombar os caixas com explosivos, devido, segundo a Polícia Federal, ser mais rápido e ter resposta imediata, diferentemente dos bandos que utilizam maçaricos para violar os caixas, que geralmente leva quase uma hora e chama a atenção, pelo fato do claro deixado pelo elétrodo.
"Quando os bandidos utilizam dinamite a ação é bem mais rápida, porém quando eles arrombam os caixas eletrônicos com maçarico, o tempo para abrir o equipamento é de quase uma hora e com isso as chances de a polícia chegar são maiores. Além do mais, para as quadrilhas, quanto menos tempo levar, melhor para uma fuga de sucesso", ressaltou.
Nas cidades do Oeste potiguar como Upanema, Governador Dix-sept Rosado, Janduís, Grossos, Areia Branca, Mossoró, dentre outras, onde agências ou caixas eletrônicos foram violados, os criminosos usaram dinamite.
Ação simultânea saqueia bancos no interior do Estado
Na madrugada do dia 20 deste mês, dois caixas eletrônicos de agências do Bradesco foram explodidos por quadrilhas em cidades das regiões Oeste e Agreste do Rio Grande do Norte. No município de Upanema (Oeste), o terminal eletrônico foi explodido e todo dinheiro levado. Na cidade de Brejinho (Agreste), os criminosos não lograram êxito, mesmo destruindo o equipamento, nada levaram. Ninguém foi preso.
Segundo a Polícia Militar, em Upanema, por volta das 3h, uma quadrilha se dirigiu ao posto do Bradesco e, usando dinamite, explodiu o terminal bancário. O bando, composto por cinco elementos, também atirou para o alto tentando impedir uma intervenção policial.
Moradores contaram queno entorno da agência foram encontradas cápsulas de pistola nove milímetros, calibre 380, e espingarda calibre 12.
Após levarem todo o dinheiro do terminal, os criminosos fugiram em veículo não identificado.
Brejinho
Já em Brejinho, a carga de explosivos foi suficiente para destruir o caixa eletrônico, fazendo com que, após a explosão, os elementos desistissem do roubo e tomassem destino ignorado. Na saída da cidade, eles jogaram grampos na pista para evitar perseguições policiais.
Dinheiro é queimado e quadrilha foge sem levar nada
Uma ação bizarra protagonizada pelas quadrilhas em explosões de bancos no RN ocorreu na madrugada da última quinta-feira, quando assaltantes explodiram a agência bancária do Bradesco na cidade de Arez. Os bandidos utilizaram dinamite em excesso e destruíram parte da estrutura do prédio, incendiando o local e quase todo o dinheiro. O dinheiro dos terminais não foi levado, mas parte da quantia ficou espalhada dentro do banco e foi saqueada pelos moradores da região.
De acordo com o comando da Polícia Militar de Arez, o crime aconteceu por volta das 3h, quando aproximadamente 10 elementos, armados com fuzis e espingardas calibre 12, invadiram o banco e utilizaram bananas de dinamite para estourar os caixas.
Temendo uma reação da polícia, os bandidos ocuparam pontos estratégicos da cidade, chegando a bloquear com uma corrente a entrada do destacamento da PM para que as viaturas fossem impedidas de sair da sede.
Foram realizadas diligências, mas ninguém foi preso.


Fonte: Jornal o Mossoroense

Nenhum comentário: