quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

CIRURGIAS FORAM SUSPENSAS EM MOSSORÓ POR FALTA DE SANGUE

Foto: Edinaldo Moreno

Edinaldo Moreno/Da redação do Jornal de Fato

Desde a semana passada cirurgias foram suspensas em Mossoró devido ao estado crítico do estoque de bolsas de sangue no Hemocentro, informou a assistente social da unidade Denise Morais.
Ela explicou que esse período de recesso de diversas repartições tem contribuído para afastar os doadores regulares. “Desde o último dia 20 de dezembro que passamos a ter dificuldade no estoque porque muitas pessoas viajam nesse período e se esquecem de vir doar”.
Denise Morais esclareceu que na última segunda-feira, 12, o estoque só continha 5 bolsas de sangue. Por exemplo, para uma cirurgia cardíaca são necessárias oito bolsas. “Na segunda só havia cinco bolsas aqui. Esse número é insuficiente para uma cirurgia cardíaca que necessitaria de pelo menos oito. Aos poucos o estoque tem aumentado e as pessoas têm retornado para doar sangue”.
Em relação à volta da realização das cirurgias, Denise ressalta que somente as de emergência serão atendidas e que voltará a normalidade já na próxima semana. “Nós estamos recomendamos o adiamento daquelas cirurgias que não necessitariam de imediato do sangue. Estamos trabalhando para que na próxima semana todas as cirurgias voltem a normalidade”.

No início de fevereiro duas campanhas serão realizadas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Os dias de doação na Ufersa serão 5 e 6 e na UERN 11 e 12.

Nenhum comentário: