quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

RIO GRANDE DO NORTE É O 6º ESTADO DO PAÍS COM MAIS HOMICÍDIOS DE ADOLESCENTES

Nordeste é campeão em mortes de adolescentes - Cacau

O Rio Grande do Norte é o 6º estado do Brasil que mais mata jovens entre 12 e 18 anos. É isso que mostra a pesquisa divulgada ontem pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Laboratório de Favelas e o Laboratório de Análises de Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
As informações se referem a cidades com ao menos 100 mil habitantes e apontam que no Brasil serão registrados mais de 42 mil homicídios de adolescentes de 12 anos a 18 anos entre 2013 e 2019. A pesquisa analisou dados de 2012 para compor o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), que estimou 3,32 mortes para cada mil habitantes nessa faixa etária.
De acordo com as informações da pesquisa, dos cinco piores estados para um adolescente viver, quatro são nordestinos. O estado brasileiro com maior número de homicídios de adolescentes é Alagoas, com média de 8,82, seguido por Bahia (8,59), Ceará (7,74), Espírito Santo (7,15) e Paraíba (6,04). O RN ficou na sexta posição, com média de 5,80.
Ao comparar regiões do país, o índice aponta uma situação quase três vezes pior no Nordeste que no Sudeste – regiões que ocupam as duas pontas da taxa de homicídios. Enquanto o Nordeste tem a maior taxa – de 5,97 para cada mil, o Sudeste tem a menor – 2,25 para cada mil. O Centro-Oeste tem média de 3,74, a região Norte, de 3,52, e o Sul 2,44.
De acordo com a pesquisa, 36,5% das mortes de adolescentes no Brasil são causadas por homicídios, enquanto na população em geral o percentual é 4,8%. Para mudar essa realidade, a Secretaria de Direitos Humanos anunciou a criação de um grupo que vai elaborar um Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Letal de Crianças e Adolescentes. O plano vai se inserir nas propostas do governo federal para assumir a responsabilidade pela segurança pública ao lado dos estados e municípios.
Mossoró é a segunda do RN em mortes de adolescentes
No Rio Grande do Norte foram avaliadas as cidades de Parnamirim, que foi considerada a mais violenta para um adolescente viver, com média de 6,81 para cada mil habitantes, Mossoró, que ocupou a segunda colocação no índice e Natal, capital potiguar que teve média de 5,35 para cada mil jovens.
Segundo os dados avaliados, o indicador brasileiro cresceu 17% em relação a 2011 e foi o maior registrado desde 2005. A média de Mossoró é de 6,22, praticamente o dobro da média nacional, mas apresentou leve queda em relação ao ano anterior, quando o número registrado foi de 6,47. A cidade de Parnamirim foi considerada a 12ª cidade com mais de 200 mil habitantes, com mais mortes de adolescentes, a cidade mais violenta, de acordo com a pesquisa, foi Itabuna, no estado da Bahia, com média de 17,11.
A pesquisa aponta que o ‘boom’ de violência contra adolescentes em Mossoró vem atingiu seu estado mais crítico entre 2011 e 2012. Segundo os dados, em 2007, a média de homicídios contra adolescentes era de 0,85 para cada 1000 habitantes, em 2008 a média já era de 3,17 e em 2011 o índice chegou ao seu número mais alto.
A ativista política Glisiany Plúvia comenta que os dados assustam, mas que ainda assim não revelam a total realidade do extermínio da juventude na cidade. De acordo com ela, muitos dos crimes contra jovens são cometidos em confrontos com a polícia, o que acaba não sendo contabilizado neste tipo de lista.
“Além dos números desta lista, que são muito assustadores, mas ainda assim temos os “autos de resistência”, que são usados por agentes do Estado para uma série de mortes que acontecem na periferia todos os anos, em sua maioria de jovens. Certamente os números de Mossoró seriam ainda maiores”, comentou.


Do Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário: