quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

MUNICÍPIOS POTIGUARES PEDEM 91 PROFISSIONAIS DO MAIS MÉDICOS

Pelo novo edital do Programa Mais Médicos, 91 médicos vão atuar no Rio Grande do Norte nos 27 municípios que aderiram a iniciativa.
Estão na lista os municípios de Alto do Rodrigues (1), Areia Branca (3), Baía Formosa (3), Canguaretama (1), Coronel Ezequiel (1), Currais Novos (2), Ipanguaçu, (1), Januário Cicco (1), José da Penha (1), Major Sales (1), Maxaranguape (1), Messias Targino (1), Natal (50), Olho D’Água dos Borges (1), Paraná (1), Paraú (1), Poço Branco (2), Presidente Juscelino (2), Pureza (1), Rafael Godeiro (1), Santa Cruz (2), Santo Antônio (1), São Francisco do Oeste (1), São João do Sabugi (1), São José de Mipibu (8), São Miguel do Gostoso (1) e Serra do Mel (1).
De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a enorme adesão dos municípios mostra o impacto e a confiança que os gestores têm no programa, além da sua importância para a estruturação e expansão do atendimento. Disse ainda que essa nova etapa do Mais Médicos é uma oportunidade de ampliar e expandir o impacto do programa para 63 milhões de pessoas.
A expansão da iniciativa priorizou os municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica, além de integrar os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A maioria (66%) das prefeituras atendidas no novo edital está dentro do critério de vulnerabilidade social e econômico.
O Nordeste foi a região com o maior número de novas vagas, com abertura de 1.784 novas oportunidades. O Sudeste solicitou 1.019 médicos, seguido do Sul (520), Norte (395) e Centro-oeste (393). Também serão abertas 35 oportunidades nos Distritos Indígenas. Dentre as 4.146 novas vagas disponíveis, 361 são para reposição de profissionais que deixaram o programa.

Do Jornal de Fato

Nenhum comentário: