terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

PGR PEDE AO SUPREMO ABERTURA DE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR AGRIPINO

O senador José Agripino (RN), presidente do DEM
(Foto: Pedro França/Ag.Senado)

Mariana Oliveira e Nathalia Passarinho Da TV Globo e do G1, em Brasília

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito para investigar se o senador José Agripino Maia (RN), presidente do DEM, recebeu dinheiro em 2010 em troca de não colocar obstáculos à aprovação de um projeto de lei que previa implantação da inspeção veicular obrigatória no Rio Grande do Norte. O caso foi noticiado pelo Fantástico neste domingo, 22.
Como Agripino tem foro privilegiado (em razão da condição de senador), a abertura de investigações precisa ser autorizada pelo STF. O pedido da PGR é para que o parlamentar seja investigado por suposto crime de corrupção passiva. A decisão de abrir ou não o inquérito será tomada pela ministra Cármen Lúcia.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (leia a íntegra ao final desta reportagem), o senador José Agripino afirmou desconhecer "o teor da suposta acusação". Na nota, Agripino também destaca que o ex-procurador-geral da República Roberto Gurgel arquivou, em 2012, pedido de investigação contra ele encaminhado pelo MPF do Rio Grande do Norte. "Estaria eu sendo objeto de denúncia de igual teor à que a Procuradoria Geral da República já teria apurado e arquivado? Por que razão estes fatos, que não são novos, estariam sendo retomados neste momento?", questionou.

Ao G1, Agripino disse por telefone que não foi informado sobre o pedido de abertura de inquérito pela PGR e que, portanto, não poderia se manifestar a respeito. "Eu desconheço o assunto. O que posso dizer é que não fui informado de nada", afirmou.


Nenhum comentário: