segunda-feira, 2 de março de 2015

AEROPORTO DIX-SEPT ROSADO ESTÁ HÁ MAIS DE TRÊS ANOS SEM VOOS COMERCIAIS E SUCATEADO

Edilson Damasceno - Jornal de Fato
Vira e mexe o Aeroporto Dix-sept Rosado é tema de promessas relacionadas à retomada de voos comerciais. A mais recente tentativa de concretizar tal situação ocorreu nesta semana, quando representantes da empresa Azul Linhas Aéreas reafirmaram interesse em explorar comercialmente o aeroporto de Mossoró com voo para Natal e cidades polos do Nordeste. Não é de hoje que se fala em retomada de voos. Também não é de agora a discussão referente às melhorias que precisam ser feitas no aeroporto, que está inserido em um bairro que não teria condições de possibilitar ampliação da pista de pouso em virtude da proximidade de casas residenciais. A questão é que a proposta de reavivar o local, fortalecendo a economia e o turismo regional, voltou, mais uma vez, à esfera governamental do Estado e envolve, também, a Prefeitura de Mossoró.
Sem voo comercial há mais de três anos, o Aeroporto de Mossoró segue sua sina, marcada por promessas que não se concretizam. Em 5 de janeiro que passou, o governador Robinson Faria (PSD), quando de sua primeira visita oficial à cidade, afirmou que iria revitalizar o aeroporto e falou sobre redução na alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao querosene utilizado na aviação. Algo que se concretizou na sexta-feira última. Ainda em 5 de janeiro, Robinson Faria se comprometeu em apresentar providências à reestruturação do terminal aeroviário mossoroense a fim de que os voos comerciais fossem retomados.
Na sexta-feira, o governador Robinson Faria, ao assinar decreto à redução da alíquota do ICMS, voltou a falar sobre o assunto e teria determinado, conforme informações publicadas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Mossoró, que a Secretaria Estadual de Infraestrutura agilizasse as reformas necessárias ao aeroporto. O repórter, contudo, não encontrou afirmações do governador nesse sentido na imprensa oficial do Governo do Estado.
As melhorias necessárias à retomada de voos comerciais no Aeroporto de Mossoró incluem muro de proteção para garantir a segurança do local, além de estruturação do Corpo de Bombeiros (com equipamentos necessários), pista de pouso e revitalização de todo o espaço, no qual se inclui o embarque e desembarque de passageiros.
Não se falou em prazos à retomada de voos comerciais em Mossoró. Entende-se que a empresa Azul Linhas Aéreas terá que esperar para que se faça as devidas reformas e adequações. Obviamente, o Governo do Estado lançará editais à obra e a conclusão de tal processo, em regra, pode ser de até 90 dias (três meses). Caso alguma empresa concorrente questione o resultado, esse tempo pode chegar a 120 dias ou mais.
A conclusão que se chega é que, por mais que se fale em retomada de voos comerciais no Aeroporto Dix-sept Rosado, cujo tema é enaltecido em períodos particulares – como os de campanhas eleitorais – não se tem nenhum avanço relacionado à concretização de palavras


Nenhum comentário: