sexta-feira, 20 de março de 2015

MAIS DE 650 PESSOAS ESPERAM POR UMA CIRURGIA ORTOPÉDICA NO RN


Do Jornal de Fato
O número de pacientes que aguardam, em casa ou nos hospitais, por uma cirurgia ortopédica é de 658 pessoas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os dados foram fornecidos pelo Complexo Estadual de Regulação esta semana.
Para isso, em três meses, a Sesap pretende zerar a fila de espera por cirurgias ortopédicas no Rio Grande do Norte com a execução do Plano Estadual de Ortopedia. Este plano está sendo implantado na rede hospitalar pública e privada no estado.
O plano foi feito a partir de um estudo detalhado de como a especialidade está montada no estado. Atualmente, formam a rede de atendimento em ortopedia no Rio Grande do Norte os hospitais: Walfredo Gurgel/Pronto Socorro Clóvis Sarinho, Ruy Pereira, Deoclécio Marques (Parnamirim), regionais de Currais Novos, Pau dos Ferros e Mossoró. Na rede privada, o Hospital Memorial, Médico Cirúrgico e Paulo Gurgel
Segundo o secretário de Saúde do RN, Ricardo Lagreca, os primeiros resultados já podem ser vistos devido a ‘desospitalização’ dos pacientes que tem condições de aguardar em casa pela cirurgia que deve acontecer num prazo máximo de 15 dias.
O Plano Estadual de Ortopedia e Traumatologia que está sendo implantado foi planejado para ser executado em três fases de curto, médio e longo prazo. As ações de curto prazo são a redução da demanda reprimida de cirurgias de trauma, eletiva e judicial, dotando as unidades atuais de condições básicas adequadas e indispensáveis ao atendimento.
A médio prazo, o Plano prevê a ampliação da rede com novas unidades de saúde (hospitais e ambulatórios) para atendimento de pacientes da ortopedia e traumatologia e parceria com os municípios.

Na terceira fase, com medidas a longo prazo, a Sesap planeja inaugurar o Hospital de Trauma do RN, o Hospital de Ortopedia e Traumatologia com credenciamento em alta complexidade e residência médica, além da abertura do serviço de ortopedia do Hospital Santa Catarina.

Nenhum comentário: